Dr. Yglésio combate fake news que “cria” surto de meningite no Maranhão


04/06/2019

Na sessão plenária dessa segunda-feira (03), o deputado estadual Dr. Yglésio (PDT) subiu na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para denunciar a falsa notícia sobre o aparecimento de um “surto de meningite” no estado do Maranhão.

O parlamentar lamentou que a difusão das notícias falsas estejam partindo de alguns parlamentares.

“Alguns colegas fazem o parlamento passar vergonha. Eu venho falar não do surto de meningite no estado do Maranhão, que está sendo divulgado a todo momento por alguns parlamentares desta casa. Mas dizer que o único surto que está existindo aqui no Maranhão, hoje, é o surto de fake news”, denunciou Dr. Yglésio.

O deputado, que também é médico, afirmou que a meningite é uma doença endêmica e que os casos aparecem durante todo o ano, com mais prevalência durante os períodos de chuvas, em que as doenças respiratórias tem uma maior incidência na população.

“Esse ano, nós tivemos 44 casos confirmados, isso porque meningite, no Brasil, ainda é endemia, ou seja, uma proporção de caso o tempo todo. Quando a gente levanta a série histórica, a gente vai ver que o Maranhão, desde 2012, não sabe o que é um surto de meningite.”, explicou o parlamentar.

O parlamentar também alertou que a propagação de desinformação gera histeria em hospitais e postos de saúde.

“Causa pânico à mãe de família que tem o filho com uma dor de cabeça em casa. Ela, em vez de dar dipirona, sai com o seu filho desesperada para o pronto-socorro do Hospital da Criança para enfrentar uma fila para ser atendida, colocando o seu filho em contato com criança, que está com infecção respiratória grave, e a criança, que tem uma dor de cabeça simples ela sai de lá com uma pneumonia”, exemplificou.