Dr. Mário quer familiares e mais profissionais da saúde e da educação em plano de vacina


16/12/2020

O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG) luta para ampliar o público envolvido na área de saúde e da educação a receber vacina contra o coronavírus. O plano de vacinação foi lançado pelo governo nesta quarta-feira (16).

“Encaminhei documento ao Ministério da Saúde, sugerindo a ampliação do público-alvo da primeira fase de vacinação, por meio da inclusão de todas as pessoas que trabalham em instituição de saúde, seja em ambiente hospitalar ou não, bem como de todos aqueles que com eles coabitam. Essas pessoas incluem equipes de higiene, segurança, cozinha, lavanderia, atendimento ao público. A exemplo de médicos e enfermeiros, eles trabalham em ambiente altamente contaminado, tornando-se importantes vetores de contaminação em escala. Por essa razão sua imunização é tão importante”, justifica o parlamentar, segundo-secretário da Câmara dos Deputados.

Recentemente, aprovou-se vacina produzida pela empresa Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech, no Reino Unido, com início da imunização previsto para 08 de
dezembro passado.

O parlamentar, presidente do PDT de Minas e gestor hospitalar, ressalta, ainda, ampliar a proteção de trabalhadores da área da saúde e familiares não é apenas uma questão humanitária. Com essa medida, resguarda-se o ambiente de trabalho das instituições de saúde. Além disso, destaca Dr. Mário, a facilidade de contágio sem a vacinação desse público pode resultar em aceleração de contaminação em outros ambientes. A íntegra do documento (INC 1224/2020) enviado ao Governo Federal pode ser acessada no Portal da Câmara dos Deputados: https://bit.ly/2WnfK3O

Profissionais de Educação

Dr. Mário também luta para ampliar o público envolvido na área de educação a receber vacina contra o coronavírus. O deputado federal sugeriu ao Ministério da Saúde a ampliação do grupo de contemplados na quarta fase do plano preliminar de vacinação contra a Covid-19, por meio da inclusão dos profissionais da educação escolar básica e outros trabalhadores que atuem em escolas da educação básica, servidores e trabalhadores que atuem em instituições de ensino superior, assim como as pessoas que coabitam com todos esses profissionais e trabalhadores.

“Ocorre que não são apenas os professores que se encontram frontalmente expostos a elevado risco de contaminação dentro das escolas. Todas as pessoas que trabalham em escolas da educação básica têm essa mesma exposição: diretores, coordenadores, supervisores, estagiários, merendeiras, seguranças, pessoal de limpeza etc. Todos aqueles que trabalham diretamente no ambiente escolar estão mais expostos ao vírus do que a população em geral, devendo ser vacinados prioritariamente, na fase quatro de imunização”, justifica Dr. Mário.

A íntegra do documento (INC 1225/2020) enviado ao Governo Federal pode ser acessada no Portal da Câmara dos Deputados: https://bit.ly/2WnpHhy.