Dr. Mário Heringer concorre ao Prêmio Congresso em Foco


Ascom deputado federal Mário Heringer
24/07/2020

O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) concorre em duas categorias com votação aberta ao público do prêmio Congresso em Foco neste ano de 2020. O parlamentar, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, concorre na categoria de melhores da Casa Legislativa e também na categoria especial Clima e Sustentabilidade. Ele também está entre os candidatos na escolha fechada em que jornalistas compõem um juri especializado.

Em seu quinto mandado como parlamentar federal, o médico e gestor hospitalar teve um de seus projetos de lei (PL) mais acessados no portal da Câmara dos Deputados no ano passado. No começo de 2020, foi divulgada uma lista com as 10 propostas mais acompanhadas pela sociedade e o PL 6528/2016 ficou em sétimo lugar. Ele proíbe a fabricação, a importação e a comercialização de produtos cosméticos e de higiene contendo micropartículas de plástico. O resultado da medida é minimizar a contaminação de mares e rios com esses elementos não filtrados ao serem descartados nas redes de esgotos.

“Costumo sempre dizer que pensar no futuro me leva a agir. Reflito muito sobre qual planeta iremos deixar para nossos filhos e netos e essa não é uma discussão recente, apesar de poucos avanços. Vemos os altos índices de desmatamento e de poluição de mares, de rios, e isso me inspira no sentido de apresentar soluções”, explica o presidente do PDT de Minas Gerais.

Biografia

Médico ortopedista, Dr. Mário Heringer elegeu-se deputado federal pela primeira vez aos 49 anos, em 2002. De lá pra cá, teve sua atuação reconhecida, sendo eleito um dos “Cabeças do Congresso”, em 2010, “parlamentar ativo, com forte articulação e influência nos trabalhos de bastidores”. Ao longo dos mandatos, foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Frente Parlamentar dos Vereadores, atuou em diversas comissões, Coordenador da Bancada Mineira, Secretário de Relações Internacionais, entre outras funções.*

O prêmio

O objetivo da iniciativa de escolher congressistas é estimular a sociedade a acompanhar o trabalho de seus parlamentares. Estão aptos à participação como candidatos, deputados federais e senadores que “não estejam sendo investigados, por suspeita de práticas criminosas, nem respondam a ações penais em andamento”.

Para votar, basta acessar https://premio.congressoemfoco.com.br/