Direção Nacional do PDT renova confiança em Lupi

A Executiva nacional ampliada do PDT, reunida nesta terça-feira (22/11) em Brasília com a bancada do partido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mais os presidentes dos diretórios estaduais procedentes de todo o país, renovou o seu voto de confiança no presidente licenciado da legenda, Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi.

A decisão foi tomada após o  relato de Lupi sobre os últimos acontecimentos relacionados às denúncias da mídia envolvendo o Ministério do Trabalho; dos dirigentes do partido discutirem a continuidade do PDT na base de apoio da Presidenta Dilma Roussef  e, também, o papel do PDT nessa mesma base de apoio.

Íntegra da carta de Ângela Rocha, esposa do ministro Carlos Lupi: Caso Lupi: a outra versão da história

Por considerarem redundante a divulgação de nota de apoio a Lupi, já expressa na reunião anterior, ficou decidido não emitir nenhum documento e foram designados para falar formalmente em nome do partido sobre a questão o presidente em exercício, deputado André Figueiredo (PDT-CE) e os líderes do partido na Câmara dos Deputados, deputado Giovani Queiroz (PDT-PA); e no Senado, Acyr Gurgacz (PDT-RO).

A importância do partido trabalhar unido na crise, evitando declarações isoladas na imprensa, também foi ressaltada no encontro.

A reunião durou cerca de duas horas e foi encerrada quando ainda faltavam quase onze oradores inscritos, em função do Congresso estar reunido em votação estratégica para o governo e o PSD ter decidido obstruir a sessão, obrigando os parlamentares com mandato se dirigirem imediatamente ao plenário.

O Ministro Carlos Lupi não falou com a imprensa, ficando a tarefa para o presidente em exercício, André Figueiredo, que atendeu a imprensa tendo ao seu lado os líderes Giovani Queiroz e Acir Gurgacz.  Os jornalistas se concentraram na sede do partido, atrás do anexo do Itamaraty, a partir das três horas da tarde embora a reunião estivesse marcada para começar só as 19 horas.

Segundo o deputado André Figueiredo, “colocamos de forma uniforme a nossa total confiança no ministro”. E acrescentou: “O PDT ratifica o apoio ao Ministro Lupi e ao mesmo tempo fazemos questão de dizer que a presidente Dilma Roussef também tem nosso total apoio, independentemente de cargos. Temos a convicção de que a permanência de Lupi no Ministério é uma decisão que cabe à presidente Dilma e é importante dizer que o PDT não está no governo por cargos, mas porque confiamos na Presidente”.

André Figueiredo disse ainda que o partido respeita os parlamentares que defendem a posição, minoritária, de que o PDT saia do Ministério.

O líder do PDT na Câmara, Giovani Queiroz, afirmou por sua vez que a reunião encerrou a discussão do caso dentro do partido. “Não tem nenhum deslize moral ou ético que justifique a saída do Lupi do ministério”, acrescentou.

Assista a entrevista com o deputado André Figueiredo, presidente em exercício do PDT.

por Osvaldo Maneschy