Direção Nacional do PDT envia carta a Lula

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA
           Diretório Nacional

Brasília (DF), 30 de novembro de 2007.

Senhor Presidente

Os membros da Direção Nacional do PDT abaixo firmados vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, face à notícia hoje veiculada de que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou que o ministro Carlos Lupi deixe a presidência do partido, dizer o seguinte:

Não vemos qualquer incompatibilidade, seja de ordem ética, ou legal, no fato de o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, acumular as funções de Ministro de Estado e dirigente partidário.

O Ministro Lupi não ocupa o cargo, como bem o sabe Vossa Excelência, em seu nome pessoal. O honroso convite de Vossa Excelência foi para o Partido, que, reunido em sua legítima instância, o Diretório Nacional, decidiu, por unanimidade, indicá-lo para o cargo.

Não há um ato sequer praticado pelo Ministro Lupi, ao longo de sua reconhecidamente exitosa gestão à frente da Pasta, que não tenha sido praticado em rigorosa obediência aos princípios constitucionais da transparência, impessoalidade e probidade administrativa. Aliás, não se esperava outra conduta de alguém formado na escola trabalhista de Leonel Brizola.

Somos testemunhas – temos certeza que Vossa Excelência também o é – que o Ministro Carlos Lupi atende a todos que o procuram no Ministério com a mesma cordialidade, independente de opções político-partidárias, postura que o faz reconhecido como dos mais atenciosos e diligentes Ministros da sua equipe, tanto pela base do Governo, como pela própria oposição.

Não há qualquer fundamento, pois, para a surpreendente manifestação da Comissão de Ética Pública dessa Presidência no sentido de considerar incompatíveis as funções de Ministro e de dirigente partidário acumuladas pelo companheiro Carlos Lupi, razão pela qual manifestamos nossa solidariedade ao Presidente Nacional do PDT, assim como o integral apoio para que ele continue nos representando, com a dedicação, ética e competência que lhe são peculiares, na função de Ministro do Trabalho do Brasil, sem prejuízo da continuidade do pleno exercício da sua missão partidária.

Sem mais para o momento, despedimo-nos renovando protestos de elevada estima.

Atenciosamente,

VIEIRA DA CUNHA,                                            MANOEL DIAS,
Dep. Federal, Vice-Presidente.                                  Secretário-Geral.

Ao
Exmo. Senhor Luiz Inácio Lula da Silva
DD. Presidente da República do Brasil
Nesta Capital

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA

Diretório Nacional

Brasília (DF), 30 de novembro de 2007.

Senhor Presidente

Sem mais para o momento, despedimo-nos renovando protestos de elevada estima.

Atenciosamente,

VIEIRA DA CUNHA,                                            MANOEL DIAS,