Deputados propõem ampliação de rodovia no Pará

 A Câmara analisa o Projeto de Lei 2200/07, que propõe pontos de passagem para a BR 222 em trecho ainda não construído que vai ligar Marabá (PA) à BR 158, ainda no Pará. Atualmente, a BR 222 se estende de Marabá a Fortaleza (CE). A proposta é de autoria do deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) e outros.

De acordo com o projeto, o traçado do trecho da rodovia a ser construído deverá passar por Brejo do Meio, Vila Santa Fé, Vila Trindade, Vila Novo Progresso, Vila Capistrano de Abreu, Vila São Pedro, Vila Cruzeiro do Sul, Vila Josenópolis, Vila Plano Dourado e Vila Sudoeste.

Os parlamentares alegam que apresentaram o projeto porque a definição dos pontos de passagem do novo trecho é condição para sua implantação. Eles lembram que, no mapa do Plano Nacional de Viação (Lei 5.917/73), existe somente uma linha pontilhada que sugere apenas por onde se dará a ligação.

A construção do trecho final da BR 222, segundo os deputados, vai promover o desenvolvimento de uma região que, apesar das riquezas naturais e do grande potencial econômico que possui, é atendida apenas por estradas municipais e estaduais em condições precárias.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.