Deputados do PDT assumem mandatos de parlamentares que se elegeram nos municípios

Liderança do PDT na Câmara

Oito deputados federais foram empossados, no início deste mês, na vaga dos  parlamentares que se afastaram do mandato para assumir cargos municipais. Do PDT, Vicente Arruda, que ocupava a vaga como suplente desde 2015, foi efetivado, e Ariosto Holanda reassume como suplente.

No total, 21 parlamentares deixaram a Câmara em virtude das eleições municipais. 15 para assumir o cargo de prefeito, quatro para assumir o cargo de vice-prefeito e dois para assumir o cargo de prefeito de capital. Entre os substitutos, nove já exerciam o mandato como suplentes, tendo sido substituídos por outros suplentes.

Perfis

Vicente Arruda

Vicente Ferreira de Arruda Coelho nasceu em 1929 em Granja, no Ceará. Advogado, Jornalista e Cientista Político, ele está em seu sexto mandato consecutivo como deputado federal. Na Câmara, atuou em inúmeras frentes, participando, entre outras, das comissões de Constituição e Justiça, de Relações Exteriores, de Ciência e Tecnologia, de Direitos Humanos, além de integrar várias comissões especiais relacionadas à administração pública, ao direito do trabalho e à defesa dos direitos das minorias.

 

ariosto-holandaAriosto Holanda

Natural de Limoeiro do Norte, Ceará, Francisco Ariosto Holanda, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Instrumentação de Processos Industriais da Petrobras pela UFBA e pós-graduado em Engenharia Biomédica pela COPPE da UFRJ. Iniciou na vida pública como secretario da Indústria e Comércio do Estado do Ceará, (1987-1989). Em 1990, elegeu-se deputado federal. Em 1994 assumiu como suplente, sendo efetivado no mandato em 1995. Foi reeleito em 1998, 2003 e 2006.

Trabalhou na Companhia Energética do Ceará e na Petrobras. Foi professor na UFC  e também exerceu o magistério na Universidade de Fortaleza. Atuou ainda como conselheiro da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisas Tecnológicas Industriais (2005-2006) e do Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004-2006). Foi condecorado em 2007 com a Medalha do Reconhecimento do Governo Federal por sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Ceará.