Deputado Paulo Rubem (ex-PT) entra no PDT

O  deputado federal Paulo Rubem (PE) assinou nesta quarta-feira(03) a ficha de filiação ao Partido Democrático Trabalhista – PDT. O ato realizado na liderança do PDT na Câmara contou com a presença de toda a bancada, do senador Cristovam Buarque(DF) e do vice-prefeito do Pará, Odair Correia, que também se filiou à legenda.
 
Depois de 28 anos filiado ao PT, o deputado Paulo Rubem muda de partido por discordar de atitudes tomadas pela Direção Nacional desde o início do primeiro Governo Lula. O parlamentar acredita que terá mais independência e poderá exercer mais plenamente seu mandato na legenda trabalhista. O líder do PDT,  deputado Miro Teixeira, deu as boas- vindas  a Santiago e disponibilizou toda a estrutura da liderança para que o parlamentar possa desenvolver suas atividades.

No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal julgava os mandatos dos parlamentares que trocaram de partido a partir das eleições de 2006, Paulo Rubem assinou sua ficha de filiação ao PDT. A coincidência não preocupa o parlamentar. “Nos últimos anos venho acumulando divergências programáticas com o Governo Lula e especialmente contra os principais dirigentes petistas, que não tomaram atitudes para preservar o patrimônio ético”, explicou. Ele afirma não estar fazendo a mudança por casuísmo. O deputado possui documentos que comprovam todas essas divergências, iniciadas com a votação do projeto de lei da Reforma da Previdência, quando ele foi suspenso por 90 dias dos quadros do Partido dos Trabalhadores por ter se posicionado contrariamente.

O parlamentar esperou até o III Congresso do PT, realizado recentemente, que segundo ele “não deu respostas aos questionamentos e evidenciou a predominância da força das máquinas”. Principal articulador da filiação do deputado, o senador Cristovam Buarque destacou que entrada de Paulo Rubem no PDT é especial porque ele ter um compromisso com a educação e também porque vir do PT,  assim como o senador, e por ter uma história de luta. O líder do partido, Miro Teixeira, elogiou a postura do novo colega. “Trata-se de um parlamentar que desde o início de seu primeiro mandato marcou a sua postura em momentos graves do cenário nacional”, declarou.

O conterrâneo Wolney Queiroz lembrou que Paulo Rubem foi seu professor de Educação Física e que acompanha a trajetória do parlamentar desde que ele era companheiro de Assembléia Legislativa de seu pai, o presidente do PDT de Pernambuco, José Queiroz. “Para mim é uma grande alegria, um momento que me enche de orgulho ter Paulo Rubem, que conheço a tantos anos ao meu lado na luta política”, disse. Os pedetistas realizam um novo ato para comemorar a filiação de Paulo Rubem na próxima sexta-feira (5), na nova sede do partido em Pernambuco, a partir das 17h.


Perfil
Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Paulo Rubem iniciou sua atuação política no movimento sindical. Foi candidato a vice-prefeito do Recife em 1985. Exerceu um mandato de vereador da capital pernambucana e por duas vezes se elegeu deputado estadual, onde se destacou pelo seu perfil ético e pela sua dedicação à luta para democratizar as discussões orçamentárias. 
Está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Além de coordenar a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, é membro atuante das Comissões de Educação e Cultura, Desenvolvimento Urbano e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e é titular da CPI do Sistema Carcerário.

Por duas vezes, Paulo Rubem foi candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Entre 2000 e 2004 sua votação para a prefeitura do município cresceu de 11% para 20%. O deputado foi campeão de votos nas duas últimas eleições para a Câmara dos Deputados em Jaboatão, segunda maior cidade de Pernambuco em população – com cerca de 700 mil habitantes,  e em arrecadação tributária.