Deputado Heitor Junior destaca ações de combate às hepatites virais no Acre

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Deputado-estadual-Heitor-JuniorO líder do PDT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Heitor Junior, destacou na sessão de ontem (12) as ações realizadas pela a campanha “Julho Amarelo”, em referência ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, comemorado dia 28 de julho. O parlamentar ressaltou que estão sendo realizados testes rápidos para detectar a doença em vários municípios do Estado.

A campanha está sendo realizada pela coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Iniciada nessa segunda-feira (11), a campanha vai até o dia 29 de julho com ações de prevenção e detecção das doenças em todo o Estado.

 “Quero parabenizar as ações que a Associação dos Portadores de Hepatites tem promovido este mês. Vários testes rápidos já foram realizados e muitas vidas poderão ser salvas através deles. Nosso projeto é salvar vidas e estamos muito orgulhosos em contribuir com essa iniciativa”, destacou.

Até o momento, foram realizados aproximadamente mil testes para detecção de hepatite C em alguns pontos da capital. Outros dois mil exames serão feitos em Porto Walter. De acordo com o parlamentar, 552 pessoas que foram medicadas com inibidores de protease estão curadas da hepatite C.

“Nosso foco agora é estar presente nos locais de difícil acesso. Estamos identificando os locais que precisam com urgência desse tipo de ação. Quanto antes for detectado a doença tanto melhor para garantir um tratamento eficaz”, disse o deputado, que concluiu o seu discurso falando sobre a casa de apoio que seu gabinete mantém em Fortaleza, para onde são levadas pessoas que precisam fazer transplante de fígado.