Deputada apresenta projeto do aeroporto de Guarujá

Deputada apresenta projeto do aeroporto de Guarujá na reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos 

Durante a reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos onde foi debatido com especialistas soluções para o caos aéreo, a deputada estadual Haifa Madi (PDT) membro da comissão, apresentou o projeto do Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista e convidou todos os parlamentares para conhecerem O Núcleo Aéreo de Santos que fica em Vicente de Carvalho,em Guarujá.


O arquiteto e secretário de planejamento da Prefeitura Municipal de Guarujá, Mauro Scazufca, falou sobre os detalhes técnicos do projeto que prevê a construção de um terminal de passageiros, estacionamento de veículos, pista de taxiamento, pátio para aeronaves e a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.390 para 1.600 metros. O aeródromo será de uso compartilhado entre civis e militares.

O projeto do aeroporto em Guarujá recebeu parecer favorável dos técnicos do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, licença ambiental prévia pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental, DAIA, ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado e o compromisso da Aeronáutica em ser favorável ao projeto, quando liberado pela ANAC, faltando apenas a autorização da ANAC para que seja feito um convênio com Aeronáutica para gestão compartilhada. O custo da obra fica em torno de 20 a 30 milhões.

Segundo a deputada Haifa Madi, este aeroporto contribuirá também para aliviar o caos aéreo sendo uma solução rápida e com custo menor. “Especialistas afirmam que nossa posição ao nível do mar deixa o ar mais denso e facilita o pouso das aeronaves na pista. Além disso, estaria ao lado do maior porto da América Latina e a 87 quilômetros da Capital, com acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Santos Dumont”, concluiu a parlamentar.

Assessoria Haifa Madi