De volta à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Allan Kardec participará de sessão nesta quarta-feira (15)


Ascom deputado Allan Kardec
14/07/2020

Pedetista atende chamado de seus eleitores, parte para a defesa dos trabalhadores e para a ampliação de suas bases de atuação

Depois de oficializar sua saída do Governo para retornar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a tempo da votação em 2º turno da PEC da Reforma da Previdência, deputado estadual Allan Kardec (PDT) participará da sessão ordinária desta quarta-feira (15). Mesmo com a disputa pelo voto em uma pauta trabalhista, o deputado seguirá na base do Governo, que conta com o vice-governador Otaviano Pivetta, também do Partido Democrático Trabalhista, em seus quadros.

“É um momento em que meus eleitores me convocam para a missão a qual fui confiado, defender os direitos de trabalhadores e trabalhadoras, defender a Educação Pública” afirma Kardec, complementando que pretende prosseguir atuando pela Cultura, Esporte e Lazer no mandato. “Tivemos muitas conquistas com a SECEL, novas leis, reabertura de espaços, editais, acessibilidade, e em meu último ato no Executivo ainda conseguimos sancionar os Pontos de Esporte e Lazer, um programa inédito no Brasil”.

Na Educação, uma das pautas defendidas pelo deputado diz respeito aos professores interinos, que conseguiram conquistar o direito ao trabalho no Estado. Porém, o Governo liberou a atribuição de disciplinas primeiramente aos professores efetivos, o que pode gerar pouca demanda aos professores interinos.

“Penso que esse caminho adotado, além de impactar na quantidade de disciplinas ofertadas aos professores interinos, ainda gerará aumento orçamentário da folha de pagamento. É muito mais econômico ao Estado que os professores interinos se empoderem das disciplinas. Os professores efetivos podem garantir as horas-atividades sem a necessidade das disciplinas excedentes, que seriam destinadas aos professores interinos. A maioria dos professores efetivos está na classe C, são especialistas, o que acarreta em um custo mais alto para o Estado”.

Entre as pautas na Ordem do Dia da Assembleia Legislativa para quarta-feira (15) estão os decretos de calamidade pública de Santo Antônio do Leste, Poconé e São José do Rio Claro, matérias do Governo Estadual e Projetos de Lei, que em sua maioria, versa sobre as condições decorrentes da pandemia do coronavírus.

Atividades Partidárias

Nesse novo momento, o deputado Allan promete prosseguir com mais intensidade também as atividades partidárias. Além de contar com a pré-candidatura do vice-governador Otaviano Pivetta para o Senado Federal na eleição suplementar, o PDT também lançou Maestro Fabrício Carvalho para a Prefeitura de Cuiabá. O pré-candidato tem realizado uma série de lives que debatem ideias e projetos para Cuiabá, fruto de uma construção democrática e participativa.

Outra aposta do partido é a candidatura do vereador pelo PDT Ícaro Reveles para a Prefeitura de Várzea Grande. Para viabilizar o projeto, Kardec afirma que está dialogando com uma frente ampla, incluindo Rede, PCdoB, Cidadania, PSB e PROS.

Também há nomes já consolidados para o interior do Estado. “Teremos no interior do Estado nossos prefeitos e candidatos à reeleição. Em Diamantino o Eduardo Capistrano; de Porto Alegre do Norte, o Daniel do Lago; em Santa Terezinha do Araguaia, o Euclésio; em Poxoréu o nosso candidato, nosso prefeito e candidato à reeleição, Nelson Paim. Lá em Lucas do Rio Verde o Adriano Pivetta vai fazer o sucessor, com certeza; Santo Antônio de Leverger, a candidatura da vereadora Gisele”, citou ele, como exemplos.

Além de acreditar em pelo menos 50 candidatos a prefeituras, o PDT também trabalha para emplacar cerca de 800 candidaturas a vereador, ampliando a influência da sigla que já conta com importantes quadros, como o atuante vereador Lilo Pinheiro em Cuiabá.

“Nós estamos organizando aí pra ter pelo menos 50 candidaturas a prefeitos e prefeitas ou vice no Estado. Com certeza também teremos mais de 800 candidatos a vereadores e vereadoras. Então o PDT vai sair muito fortalecido das eleições”, disse.