Damião pede redução da carga horária dos profissionais de enfermagem


O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, o deputado federal Damião Feliciano, se encontrará com o ministro da saúde, José Gomes Temporão, para uma audiência, na qual serão pontuadas as prioridades da saúde para 2010. Segundo o presidente da frente parlamentar este encontro será uma grande oportunidade para a discussão de melhorias reais na saúde de todo o país, e ainda, uma ótima ocasião para uma conversa sobre a proposta de lei (PL 2295 de 2000) que dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.


Na última semana, o próprio deputado, Damião Feliciano, enviou um Requerimento de Urgência (REQ 6494/2010) ao presidente da câmara, Michel Temer, pedindo a inclusão na ordem do dia, do projeto de lei que reduz a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de 40h para 30h semanais. Este pedido pode ser acatado pelo Presidente da Camara e a PL 2295 de 2000 pode ser colocada em votação e aprovada ainda esta semana.



Depois dos Policiais e Bombeiros Militares é a vez da classe dos profissionais de enfermagem se reunir em Brasília a fim de pressionar a Mesa Diretora da Casa para que seja colocado em pauta este projeto de Lei. A mobilização já está sendo organizada e contará com a participação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de todo o país, além da adesão total da Frente Parlamentar em defesa dos profissionais da Saúde, com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem e os Conselhos Regionais de todo Brasil.



O Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, deputado Damião Feliciano, tem levantado ativamente a bandeira pela causa dos profissionais de enfermagem, acreditando que uma jornada de trabalho menor trará bons resultados no que se refere ao atendimento da população. Para ele, esta matéria visa melhorarias na saúde, com o objetivo de introduzir uma carga horária mais justa para esses importantes profissionais.