Dagoberto é deputado em ascensão

Diap considera que Deputado sul-mato-grossense Dagoberto está em ascensão no Congresso Nacional


O deputado Dagoberto (PDT) é o único dos oito deputados federais sul-mato-grossenses incluído na lista dos parlamentares em ascensão elaborado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que está em sua 16ª edição. A lista – divulgado ontem – aponta quais parlamentares podem ocupar no futuro uma das 100 posições dos “Cabeças” no Congresso Nacional. Dagoberto é hoje líder do PDT na Câmara dos Deputados.

De acordo com o Diap, parlamentar em ascensão é aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e as cumprem com eficácia. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do parlamento.

“Minha inclusão na lista é resultado de três anos de trabalho no Congresso Nacional, onde coordenei tarefas importantes como presidir a Comissão Especial que acabou com o foro privilegiado para políticos e magistrados; conduzir votações de Medidas Provisórias de interesse da sociedade e do Governo federal; fui relator de um dos textos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), bem como interlocutor do Congresso Nacional com o Palácio do Planalto”, afirmou Dagoberto, que na semana passada teve várias reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ser líder do PDT na Câmara.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos outros pelo sucesso e habilidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão