“Curitiba precisa ser novamente referência”


Wellington Penalva
10/10/2020

Uma candidatura serena e consciente. Foi o que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, apresentou hoje (10), para todo o Brasil, em seu programa semanal na web. No páreo para a prefeitura de Curitiba (PR) nessas eleições, o pedetista Goura Nataraj foi o convidado especial desta edição do “Café com Lupi”. No bate-papo, equidade social, cidadania, locomoção e responsabilidade ambiental estiveram em sintonia.

Goura impressiona ao expor suas ideias. Avesso ao clima político belicoso que se instalou no país, o candidato curitibano aponta para um caminho pacifista e inclusivo. Como seu nome sugere, Goura é adepto da cultura indiana e atua na luta política de maneira peculiar, enaltecendo a paz, o amor e a harmonia entre os agentes da sociedade.

“As cidades brasileiras – e Curitiba não é exceção – são cidades com muita desigualdade social, com muita violência, e a gente ainda convive com bairros com padrão de vida de países desenvolvidos e pessoas em extrema miséria, extrema vulnerabilidade. Não dá para a gente admitir isso”, afirmou Goura ao falar do retrocesso vivido pela capital paranaense que já foi vista internacionalmente como uma cidade modelo.

Para o candidato, o cenário precisa ser mudado por meio do fortalecimento do poder público e pela valorização do serviço público. “A gente tem que agir com políticas sociais para a redução dessas desigualdades. O nosso partido tem um histórico de priorizar os serviços públicos, a educação, a saúde, e a gente quer resgatar isso. Curitiba precisa ser novamente uma referência”, defendeu.

Lupi lembrou que investir em serviços públicos de qualidade é fundamental para garantir direitos à sociedade e usou o SUS como exemplo. “Alguém já parou para imaginar o que seria a solução para essa pandemia sem o Sistema Único de Saúde?”, indagou o líder pedetista.

“A nossa visão não é que o estado ou o município tenham que dar lucro. O grande lucro do estado e do município é sua gente feliz, satisfeita, bem atendida, é ter a educação como a fonte permanente da libertação do povo”, afirmou o presidente nacional do PDT, convicto de que o lucro do estado é o bem estar da população.

Goura Nataraj falou ainda sobre mobilidade urbana sustentável e o incentivo ao uso de bicicletas como um meio de transporte auxiliar e limpo. Ativista da sustentabilidade, ele afirma que o ciclismo urbano está integrado a vida em sociedade, à preservação do meio ambiente e à segurança pela promoção da ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos.

O candidato a prefeitura de Curitiba também é deputado estadual no Paraná. Ele é responsável pela criação da Lei do Cicloturismo no estado, que afirma que circuitos e rotas cicloturísticas serão traçados e implantados considerando as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região.

Confira o programa completo abaixo.