Cristovam: broches “eu sou 35” para quem votou contra Renan

Brasília – O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta quinta-feira que encomendou a confecção 78 broches com a inscrição: “eu sou 35”. A frase é uma referência ao placar da votação secreta de ontem, que absolveu o presidente do Senado, Renan Calheiros, no processo por quebra de decoro. Renan teve 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e seis senadores se abstiveram.

“Mandei fazer 78 bottons [broches] porque sei que o Renan, o Wellington Salgado [PMDB-MG] e o Almeida Lima [PMDB-SE] não vão mudar de opinião até o final da terceira representação. Já os outros que votaram contra e ou se abstiveram, quem sabe [mudem de opinião]”, afirmou Cristovam.

Segundo Cristovam, ele encomendou os broches para que os senadores possam transitar livremente, sem riscos de insultos. “O botton vai servir para a gente poder viajar de ônibus e de avião, freqüentar restaurante e andar por aí”, afirmou ele.

Manifesto

O senador lidera uma campanha para que seja elaborado um manifesto sugerindo que Renan se afaste da Presidência do Senado. Segundo ele, vários senadores do PDT, PSDB e DEM são favoráveis à idéia. Mas ainda não foram definidos os detalhes do protesto.

De acordo com Cristovam, o afastamento poderia ser proposto por um período indeterminado ou até o final das investigações. O documento ainda não foi elaborado –apenas discutido entre os parlamentares.

Na reunião da Executiva Nacional do DEM, realizada nesta quinta-feira, os senadores do partido referendaram a proposta de Cristovam.

Folha Online