CPI do Tráfico de Pessoas vai ao STF e à PFnesta semana

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico de Pessoas no Brasil será recebida nesta quarta-feira (23) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto. Uma comissão de cinco ou seis deputados irá à sede do STF às 19 horas para saber se Ayres Britto tem alguma sugestão do ponto de vista da elaboração de leis que possa ajudar a combater o tráfico de pessoas.

A decisão de ouvir o STF foi tomada pelo próprio presidente da CPI, Arnaldo Jordy (PPS-PA), e pela relatora Flávia Morais (PDT-GO), que observaram que o Supremo julga muitas ações sobre o tema.

Amanhã, terça-feira (22),a CPI ouvirá representantes dos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas dos Estados. O presidente da comissão argumenta que a realidade é completamente diversa em cada região do País e que, portanto, os depoimentos dos responsáveis por cada Núcleo de Enfrentamento proporcionará à CPI conhecer as diversas formas de atuação e desempenho de cada Estado e, principalmente, os problemas enfrentados para o desenvolvimento das atividades dos núcleos.

“A audiência proporcionará aos membros desta Comissão ter uma visão global de como o assunto é tratado”, resume Jordy.

Esta audiência pública será realizada às 11 horas no Plenário 13.

Subtração de menor
Já às 15 horas também de amanhã a CPI volta a realizar audiência pública, desta vez para ouvir o depoimento de Maria José Rodrigues, de 53 anos foi presa em flagrante por subtração de menor no dia 7 de maio passado depois de receber da adolescente M.J.S., de 17 anos, um bebê recém-nascido logo depois de a criança ter alta num hospital na Zona Sul de São Paulo. A polícia paulista investiga se Maria fazia parte de uma quadrilha que planejava mandar crianças brasileiras para a Europa.

O depoimento será tomado no auditório da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação da Polícia Federal, no Setor Policial Sul.

Agência Câmara