Convenção do PDT-RS lança Jairo Jorge pré-candidato a Governador em 2018

Max Monjardim
05/10/2017

Em noite que reuniu mais de mil pessoas na Câmara Municipal de Porto Alegre, o PDT do Rio Grande Sul deliberou, por aclamação, pela pré candidatura de Jairo Jorge ao Governo do estado em 2018. O encontro, denominado “Alceu Collares”, em homenagem ao ex-governador, contou também com a presença do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, e o pré candidato à Presidência da República Ciro Gomes, além do Secretário Nacional Manoel Dias e diversas lideranças políticas do estado.

Em um auditório lotado – principalmente por prefeitos e vereadores do PDT de todo o Rio Grande do Sul – os oradores se revezaram ao microfone com palavras de ordem em apoio as candidatura de Jairo e Ciro. O encontro serviu também para marcar a filiação do Coronel Ederson Carlos; do advogado João Bortoluzzi e do médico Leandro Minozzo. Os deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos também participaram do encontro.

Alceu Collares, ex-governador do RS e grande homenageado da noite, fez um discurso emocionado, cravando que Jairo Jorge será no novo governador do Estado.

“Aos 90 anos de idade, eu pedi ao cara lá de cima mais um tempo para ver, de novo, nosso estado retomar o fio da história e eleger mais uma vez um governador Trabalhista”, garantiu.

Sob a presidência do deputado federal Pompeo de Mattos, o nome de Jairo Jorge foi aclamado como pré candidato do PDT ao Governo do Estado.

Jairo Jorge, por sua vez, afirmou que irá honrar, por todos os municípios do Estado, o nome, a herança e a bandeira do PDT.

“O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais gerou Trabalhistas históricos, como Vargas, Jango, Brizola, Collares e tantos outros. Quero deixar registrado meu orgulho em carregar essa bandeira para dar continuidade à essa história”, garantiu.

Lupi, por sua vez, afirmou que um encontro do Diretório Regional do partido, há um ano das eleições para lançar um pré-candidato ao Governo, coloca o partido em posição de destaque na disputa.

“Já temos nome, sobrenome e temos também história. Lançar, democraticamente, um nome de consenso para a eleição ao Piratini nos coloca em posição de destaque perante o eleitorado, porque já sabemos o que queremos para o Rio Grande do Sul. E queremos Jairo Jorge”, disse Lupi.

Encerrando a noite, o pré candidato à presidência da República, Ciro Gomes, citou Brizola lembrando que o último voto do líder trabalhista à Presidência da República antes de falacer foi nele.

“Eu tive a honra de ser o último candidato a Presidente que recebeu o voto de Brizola. E agora estou aqui, no Rio Grande do Sul para participar do lançamento da pré candidatura de Jairo Jorge ao Governo do Estado e garanto: vamos trabalhar incansavelmente para eleger Jairo governador deste Estado e colocar o Rio Grande no rumo certo”, finalizou Ciro.

Jairo Jorge tem 54 anos, é jornalista e já foi prefeito da cidade de Canoas por dois mandatos. Foi reitor da UFBRA e Ministro da Educação Interino em 2004.