Convenção do PDT no Ceará


Ascom deputado André Figueiredo
07/10/2019

Em evento estadual e municipal de Fortaleza, André Figueiredo é reeleito para a presidência do partido no estado e Roberto Cláudio para a capital

Centenas de pessoas de vários municípios cearenses lotaram o auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, para participar da Convenção Estadual e Municipal de Fortaleza, na manhã de hoje (5). Com as principais lideranças nacionais e estaduais e representantes de movimentos – com exceção de Ciro Gomes por problemas de saúde –, o deputado federal André Figueiredo e o prefeito da capital do estado, Roberto Cláudio, foram reconduzidos à presidência estadual e municipal, respectivamente.

Fazendo a abertura do evento, André fez uma avaliação crítica do atual cenário político do país. De acordo com o deputado, há grande dificuldade em se fazer uma política mais democrática, inclusiva e que olhe para o povo – não apenas para os mais privilegiados. Figueiredo destacou também que a convenção teve papel fundamental de ratificar a missão do partido: lutar para a construção de um Brasil melhor, o que faz necessário o fortalecimento do PDT para as eleições municipais do próximo ano e nacional em 2022, com Ciro Gomes.

“O nosso partido, de Brizola e de Ciro, realmente cresce num ambiente onde é absolutamente indispensável termos a clareza de que nós não podemos conviver com esse ódio, incentivado pelo presidente Bolsonaro e que faz com que o Brasil não avance e tenha diversos direitos retirados. A luta vai ser dura. Todos nós, deputados federais, estaduais, senadores, prefeitos, vereadores e movimentos temos um compromisso com Fortaleza, com cada um dos nossos municípios, com o Ceará e com o Brasil”, disse André.

O presidente nacional Carlos Lupi fez um convite aos membros do PDT para a luta por uma política que engrandeça o Brasil. Em tom crítico e severo à conjuntura nacional, citando principalmente o entreguismo das riquezas brasileiras pelo Governo, Lupi fez um comparativo histórico das ações de grandes quadros pedetistas passados e destacou Ciro como grande liderança.

“Temos que fazer deste partido um instrumento para abrir as mentes das pessoas. A prioridade de um partido como o nosso é o ser humano. Hoje temos Ciro Gomes, o único que luta contra o sistema financeiro, o câncer do Brasil. Tem que ter coragem! Carregar a bandeira do trabalhismo não é fácil. Precisamos sair desta convenção já na luta pelo resgate do país”, afirmou Lupi.

O prefeito Roberto Cláudio destacou as qualidades do partido, descrevendo-o como uma oposição respeitosa, construtiva, descontaminada de ódio, formuladora e que olha para o futuro dos brasileiros. “Nós temos a possibilidade, a isenção, os líderes e a capacidade de nesse debate político substituir o ódio pela compreensão e pelo respeito. Substituindo o egoísmo concentrador de renda por uma ideologia que busque o senso mínimo de justiça, equilíbrio, respeito e sensibilidade para quem mais precisa”, analisou o presidente do PDT de Fortaleza.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, relembrou as conquistas e as vitórias do estado nos últimos tempos, como a educação, destacando que os êxitos nos projetos da área foram oriundos de articulações em conjunto das grandes lideranças estaduais. Além disso, ela destacou a importância da representação feminina no partido. “A presença da mulher na política é muito importante, é necessária para que a gente tenha ambientes bem representados”, destacou.

A convenção contou com a participação em massa dos indispensáveis movimentos organizados da sociedade. Marcaram presença: a Ação da Mulher Trabalhista do Ceará, representada por Cristhina Brasil; o Movimento Negro, com Ivaldo Paixão; a Juventude Socialista, representada por Bruno Bob; o Movimento Cultural, com Roberto Viana; o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, na figura de Arnete Borges; e o PDT Diversidade Ceará, com Samilla.

O evento contou ainda com a participação do líder da bancada na Assembleia Legislativa, Guilherme Landim; dos vereadores de Fortaleza; do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; do senador Cid Gomes; da deputada estadual do Rio de Janeiro, Martha Rocha; e de outras lideranças estaduais.