Comitê da IS aprova moção contra bloqueio a Cuba

O Comitê da Internacional Socialista para América Latina e Caribe, reunido na cidade de La Antigua Guatemala, na Guatemala, aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (24), moção apresentada pelo deputado federal Vieira da Cunha (PDT-RS) de solidariedade ao povo cubano pelo bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba. O texto da proposta recomenda ainda que seja dada ciência da resolução aos presidentes Barack Obama e Raúl Castro. A proposição apresentada por Vieira foi subscrita também pelos representantes do Uruguai, Argentina, Peru, Venezuela, Colômbia e Panamá.

Além da moção pelo fim do bloqueio a Cuba, o Comitê da IS aprovou outras resoluções importantes. Dentre elas, uma que apela ao presidente Obama para que reveja o ato do ex-presidente George W. Bush que deportou dos mais de 30 mil haitianos dos EUA. Também foi destacada uma comissão da IS para visitar a Venezuela com o objetivo de buscar estabelecer um diálogo entre a oposição e o governo de Hugo Chávez. Os socialistas aprovaram ainda uma mensagem de apoio às políticas sociais implementadas pelo governo da Guatemala, que vêm combatendo a fome e a pobreza naquele país.

O presidente do Panamá, Martín Torrijos – na foto, ao lado de Vieira -, foi eleito ontem o novo presidente do Comitê da IS para América Latina e Caribe. Vieira da Cunha integra o Presidium da IS na condição de vice-presidente. O secretário-adjunto de Relações Internacionais do PDT, Márcio Bins Ely, também participa do encontro na Guatemala, representando a executiva nacional da sigla