Comissão presidida por Guilherme Landim solicita informações sobre o Cinturão das Águas


Ascom deputado estadual Guilherme Landim
21/08/2019

Durante a terceira reunião ordinária da Comissão Especial para Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, presidida pelo Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT-CE), o principal assunto foi a obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O encontro aconteceu nessa terça-feira (20), uma semana após reunião dos parlamentares com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Na pauta, o relatório da reunião dos membros da Comissão Especial com o Ministro, em Brasília. Também foi votado o Requerimento n.º 04/2019, de autoria de Landim, que solicita informações detalhadas da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) sobre a viabilidade do Cinturão das Águas do Ceará recepcionar as águas do Rio São Francisco em maio de 2020, conforme previsão repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Queremos que, conforme o que foi informado pelo Ministro, a SRH nos dê a garantia de que mesmo sem a finalização total da obra, se a água chegar em Jati, ela poderá passar pelos canais – rumo ao Castanhão – já existentes hoje no CAC”, explicou. Sobre as verbas para a obra, o parlamentar ressaltou que há um empenho no valor de R$ 97 milhões, mas sem a efetiva garantia do recurso nem prazo de quando será desembolsado.

De acordo com Landim, se a quadra chuvosa de 2020 tiver precipitações intensas, há um grande risco para a obra em sua qualidade, já que os 9% restantes para a finalização são exatamente para proteção e contenção, por isso a urgência nas verbas.