Comissão do Trabalho aprova regularização de recebimento do seguro-desemprego

Liderança do PDT na Câmara
20/04/2017

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, nessa quarta-feira (19), o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO), ao Projeto de Lei 2750/15, que regulariza o recebimento do seguro-desemprego entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015. Esse período compreende o da vigência da Medida Provisória (MP) 665/14, antes de ser transformada na Lei 13.134/15, com regras mais brandas.

O objetivo do texto original, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), é aplicar as regras definitivas da lei para aqueles que pediram o benefício antes de sua publicação, seja para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas.

O substitutivo de Flávia Morais estende aos trabalhadores rurais e urbanos as mesmas vantagens concedidas aos pescadores profissionais categoria artesanal, concedidos pela legislação atual, que obtiveram o direito de receber o seguro-desemprego no período de defeso, compreendido entre 1º de abril e 31 de agosto de 2015.

A proposta, por tramitar em regime de urgência, pode ser votada em Plenário diretamente. Ainda falta o parecer sobre a matéria nas Comissões de Finanças e Tributação.