Comissão debaterá proibição de microplásticos em produtos


Ascom deputado Sérgio Vidigal
05/06/2018

Na semana do Meio Ambiente, neste ano com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) vai presidir uma audiência pública para discutir a proibição de microplásticos em produtos. O encontro será na próxima quinta-feira (7), às 9h30, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

“Uma pesquisa divulgada em nível mundial assombrou a todos ao constatar que mais de 80% da água potável (das torneiras e engarrafadas) de todo o mundo encontra-se contaminada por microplástico”, afirma Sérgio Vidigal.

Segundo o deputado, os riscos de poluição do produto não são unicamente para a vida marinha, mas também para a vida humana, pois a contaminação dos recursos hídricos por micropartículas plásticas atinge a cadeia alimentar humana, “sujeitando as pessoas a intoxicações capazes de alterar seu funcionamento orgânico regular”, defendeu Vidigal.

Estão confirmadas as presenças de Letícia Reis de Carvalho, Coordenadora-geral do Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; de Denise Hamú, representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil; de Renata Amaral, Gerente de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e de Maria Izabel Chiamolera, Integrante da Comissão de Desreguladores Endócrinos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

“Precisamos buscar esclarecimentos sobre o uso do produto. Vamos ouvir a entidades ligdas ao meio ambiente e a indústria afetada que, respectivamente, falarão sobre os impactos do uso do produto e poderão informar se haverá prejuízos com a proibição em questão e qual a dimensão desse prejuízo”, comentou o parlamentar.

Poluição

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta.

Ainda, de acordo com a ONU Meio Ambiente, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada contêm microplásticos.

A Organização informa também que metade do plástico consumido no mundo é descartável e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente. Isso afeta 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção.