Com William Rodrigues na direção, JS anuncia sede de mudanças


Juventude Socialista/Equipe PDT
22/08/2017

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, recebeu, no último fim de semana, o XVI Congresso Nacional da Juventude Socialista do PDT. Além de elegerem o novo Diretório e a sua direção nacional, os mais de 500 jovens presentes, de todo o Brasil, levaram para Ilha do Amor muita política, energia, solidariedade e vontade de promover mudanças.

E as elas já começaram. Com a nova eleição, a composição da JS – agora presidida pelo carioca William Rodrigues e secretariada pela amapaense Luciane Gomes – passa a ser de 75% de mulheres de LGBTs. Com o apoio de 132 delegadas e delegados, o Congresso elegeu os 36 membros do Diretório Nacional.

Ao longo dos três dias, que logo na abertura reuniu mais de 700 pessoas, foram promovidos mais de 15 debates, que envolveram os temas centrais das juventudes, colocam a organização pedetista na vanguarda da ação política de jovens, como, por exemplo, no campo da cultura, das cidades, da educação e da democratização da mídia.

“Assumimos a Direção Nacional da JS da mesma maneira com que construímos o nosso Congresso: de forma coletiva, transparente, ousada e generosa. Agora é seguir unidos como uma só JS. “Vamos construir os avanços necessários, criando as condições para levarmos, em cada canto do Brasil, a bandeira do Trabalhismo, da Juventude e a mensagem de Ciro Gomes, para vencermos 2018, enfrentando o machismo, a LGBTfobia e o extermínio da juventude negra”, declarou W­­­illiam Rodrigues, logo após a eleição.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o presidenciável Ciro Gomes e o presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Manoel Dias, estão entre os membros da direção nacional da legenda que prestigiaram o Congresso. Apadrinhado pelo presidente do PDT-MA e líder do PDT na Câmara dos Deputados, Weverton Rocha, o encontro também reuniu outros parlamentares, como o deputado federal André Figueiredo (CE), e representantes de todos os movimentos da sigla.

Representação Internacional

Depois de oito anos o Congresso Nacional da JS voltou a receber representantes internacionais. Toda a programação foi acompanhada por Victoria Faroppa, membro da Comissão de Controle da União Internacional de Jovens Socialistas (IUSY), do Uruguai. Ela também integra as fileiras do Nuevo Espacio, partido que compõe a Frente Ampla.

Além de acompanhar a programação do Congresso, Vico como é mais conhecida foi também facilitadora do Grupo de Debates Soberania Nacional e Solidariedade Internacional.

Perfil do Novo Presidente

William Rodrigues é carioca, tem 27 anos, é advogado, com 11 anos de militância partidária. Já dirigiu entidades estudantis como a Ames, UEE, UBES e UNE. Foi membro do Diretório Nacional da JS nos períodos de 2007-2009 e 2012-2017. Foi Secretário Nacional de Núcleos de Base da JS, secretário-geral da JS-RJ, e presidiu a JS na Capital fluminense. É membro do Diretório Estadual do PDT RJ, tendo atuado na coordenação de diversas campanhas eleitorais do PDT e aliados.

Confira a fala de William Rodrigues: