Com Roberto Cláudio, Fortaleza ultrapassa meta de 80 creches municipais no ano

Ascom Prefeitura de Fortaleza

Creche Vila do Mar 4Com a inauguração do 81º Centro de Educação Infantil (CEI) Vila do Mar, a Prefeitura de Fortaleza (CE) ultrapassou, nesta terça-feira (27), a meta de entregar 80 creches durante a gestão de Roberto Cláudio (PDT). Com mais essa unidade, a rede municipal registra um aumento de mais de 70% nas matrículas de creche de 2013 para 2016.

De acordo com a primeira-dama de Fortaleza, Carolina Bezerra, uma das grandes demandas das mães do município eram as creches, que tiveram uma baixa de 80 unidades no final da gestão anterior. Com o prefeito Roberto Cláudio, o salto foi de 138 para 220, e a meta é abrir mais 20, até o final deste ano, totalizando 100 novas unidades na gestão do pedetista.

“Quando nós iniciamos a gestão, havia 10,5 mil crianças na creche e hoje são 17,5 mil. É um aumento muito grande”, pontua a primeira-dama, para quem o aumento do número de creches construídas, reformadas, municipalizadas e conveniadas impacta diretamente no futuro das crianças, que passam a ter acesso a uma educação de qualidade.

Creche Vila do Mar 1“São creches de qualidade, como essa do Vila do Mar, e nós ficamos muito felizes, pois cuidar da primeira infância é cuidar do nosso futuro, da nossa segurança, combatendo a violência que vivemos. Uma criança bem cuidada e bem assistida pela escola e pela sua família terá muito menos probabilidade de se tornar um adulto violento e será mais alegre, com uma autoestima muito melhor”, explicou.

Sandra Regina, 43, auxiliar de cozinha, é moradora do bairro há 20 anos. A neta Ariane, 4 anos, já se divertia na brinquedoteca.

“Vai ser um espaço ótimo para o desenvolvimento dela. A Barra do Ceará estava precisando de uma creche como essa para melhorar a aprendizagem das crianças. Assim, as mães podem trabalhar, as crianças ficam com pessoas capacitadas e podem se desenvolver. É menos preocupação. Aqui é um espaço muito bom com brinquedos, área de lazer, cada um com sua sala bem equipada. Está maravilhoso”, animou-se.