Com Lupi, Juventude Socialista define estratégia eleitoral


Juventude Socialista
25/07/2018

No último sábado (21), dia seguinte à convenção nacional que homologou a candidatura presidencial de Ciro Gomes, a Direção Nacional da Juventude Socialista reuniu-se por mais de cinco horas para debater a atual conjuntura e ajustar os últimos detalhes da estratégia eleitoral.

A parte inicial do encontro contou com a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que compartilhou com os presentes uma profunda análise de conjuntura e reafirmou a importância estratégia da juventude na corrida presidencial.

“A Juventude Socialista é a prata da casa, movimento pujante e fundamental para a eleição do Ciro. Se organizem, fortaleçam as candidaturas jovens e vamos para a rua”, destacou Carlos Lupi em relação à organicidade do movimento.

A Direção Nacional do movimento chancelou o lançamento de 30 candidaturas para os cargos de deputado estadual e federal em todo o Brasil, a construção de um material específico para juventude e a instalação de um Grupo de Trabalho eleitoral que dialogará diretamente com a coordenação da campanha presidencial.

Para o presidente nacional da JS, William Rodrigues, chegou o momento de intensificar o ativismo e engajamento.
“Enfrentaremos uma eleição de 45 dias em um país gigante como o Brasil. Nossos candidatos serão a ponta de lança da campanha de Ciro, acompanhados por um batalhão de ativistas, que é a nossa militância. Em cada palmo de chão desse Brasil terá um jovem socialista empunhando a bandeira Ciro Presidente”, ressaltou.

Convenção Nacional

A Juventude avaliou ainda a participação do movimento na Convenção Nacional, realizada no dia 20, em Brasília.
“A Convenção Nacional foi histórica e emocionante. Mostra a força do PDT e de Ciro. A Juventude cumpriu seu papel e deu o tom popular e caloroso que é a nossa marca”, afirmou Rafael Oliveira (MA), vice-presidente da JS.

Onze meses de gestão

Próximo de completar um ano de gestão, a reunião serviu também para um balanço das ações da Direção Nacional. Hoje presente em 26 estados, a JS conta com 4 presidentas estaduais e paridade de gênero em 23 estados. Diversas campanhas foram lançadas ao longo da gestão, como a campanha de filiação de jovens mulheres, a do voto aos 16 anos e o censo nacional de estudantes. Elegeram ainda, no Congresso Estadual da JS CE, a primeira mulher trans para um cargo diretivo.

Ciro Tamo Junto

A plataforma “Ciro Tamo Junto” tem sido a ferramenta da JS durante a pré-campanha e continuará sendo usada. Já tendo aglutinado 30 candidatos por todo o Brasil, a Juventude espera atingir a meta de 50 jovens candidaturas até o fim das convenções estaduais.

Durante a convenção nacional, o movimento lançou o manifesto “A Juventude vai levar o Brasil para a mudança”, onde reafirma a centralidade da candidatura Ciro Gomes e as prioridades da juventude no futuro governo.
A coordenadora regional Sul da JS, Tábata Amaral, reafirmou a importância da plataforma Ciro Tamo Junto.
“Uma campanha presidencial é gigante. Ter uma ferramenta com a cara do Partido, tocada pela juventude é norteador e fundamental para pautarmos a campanha”.

Secretaria Nacional de Comunicação

Ainda focados na estratégia eleitoral e na importância da comunicação nessa quadra histórica, a Direção Nacional aprovou a criação da Secretaria Nacional de Comunicação, que será responsável por reunir todos os esforços em curso e potencializar a ação da JS nas redes e nas ruas. O novo secretário é Luis Moreira, presidente estadual da JS RJ, publicitário e ex-diretor da UBES.