Com emenda de Túlio Gadêlha, Câmara aprova PL que amplia alcance da renda emergencial

PDT na Câmara
17/04/2020

Juntamente com o projeto que amplia o número de categorias de trabalhadores informais com direito ao auxílio emergencial (PL 873/20) a Câmara aprovou, nessa quinta-feira (16), emenda do pedetista Túlio Gadêlha (PE) que inclui entre os beneficiários cuidadores, babás e artesãos. “Em virtude do surto de Covid-19 muitos cuidadores e babás tiveram de se afastar de seus afazeres e não podem ser deixados sem apoio e sem essa renda”, defende o deputado.

De acordo Túlio Gadêlha, dados do Ministério do Trabalho mostram que 34 mil pessoas trabalham como cuidadores no Brasil. Já segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta, segundo afirma, 153 mil trabalhadores domésticos, grupo em que a profissão de babá se enquadra, e 8,5 mil artesãos no país.

O PL do Senado promove mudanças na Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, expandindo o alcance do auxílio emergencial de R$ 600 a ser pago a trabalhadores informais de baixa renda durante a pandemia.