Cláudio Janta, da Força Sindical, assina ficha no PDT-RS

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., e o presidente nacional da sigla, deputado Vieira da Cunha abonaram nesta segunda (24/8) a ficha de filiação do presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul, Cláudio Janta. A festa reuniu mais de 1.500 pessoas no Parque da Harmonia, onde lideranças pedetistas e sindicalistas participaram do ato político, como o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr, o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e os deputados federais Pauro Pereira da Silva (PDT/SP), Vieira da Cunha, Pompeo de Mattos, e Ênio Bacci, além dos deputados estaduais Adroaldo Loureiro e Kalil Sehbe.

Ao lado das lideranças trabalhistas o ministro Carlos Lupi formalizou o ato de ingresso do sindicalista Carlos Janta no PDT.

“É um dia simbólico pela passagem dos 55 anos da morte de Getúlio Vargas e pelo ingresso de um líder sindical em nossas fileiras movido pela resistência na defesa dos direitos dos trabalhadores”, resumiu Lupi. Entusiasmado com o ingresso de 40 sindicalistas junto com o presidente da Força Sindical, o ministro do Trabalho disse a Janta que “estás na casa do verdadeiro trabalhismo”. Conclamou os trabalhadores para que se organizem em seus sindicatos, buscando a garantia de seus direitos.

O deputado Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, definiu o PDT como trincheira de defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores. Justificando, assim, as filiações dos sindicalistas na sigla fundada por Brizola. O deputado anunciou as lutas atuais do movimento sindical: redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem perdas salariais e definição de uma política de aumento para os aposentados.

Coletivo sindical
Apoiado pela presença de trabalhadores, Janta disse que entra no partido “para ser ouvido pelos governos estadual e municipal”. Satisfeito com a atuação de Lupi no ministério do Trabalho – “Lupi nos surpreendeu e teve a coragem de legalizar as centrais sindicais e criou política para os trabalhadores”, elogiou – Janta disse que escolheu o PDT porque ele foi capaz de enfrentar a crise econômica.

Preocupado com emprego, destacou que “o Rio Grande do Sul tem que crescer e dar oportunidade para todos, criar empregos e qualificar o trabalhador”. Claudio Janta defende políticas públicas municipais e estaduais para qualificar os trabalhadores. “A Copa de 2014 será uma oportunizar para qualificação dos trabalhadores”, afirmou.

O evento festivo reuniu músicas e rosas vermelhas, com a projeção de imagens da trajetória sindical de Cláudio Janta, 43 anos, líder sindical do Rio Grande do Sul. No palco se alternaram as lideranças do PDT: deputados Adroaldo Loureiro e Kalil Sehbe, Pompeo de Mattos, Vieira da Cunha e Enio Bacchi, o vice-prefeito José Fortunati, o presidente do Metropolitano do PDT, Nereu D’Ávila, o empresário Afonso Motta, Flávio Zacher, além de dirigentes sindicais nacionais.

Cláudio Janta, da Força Sindical, assina ficha no PDT-RS

Coletivo sindical