Ciro reafirma compromisso com os direitos dos trabalhadores em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Ascom deputado Rodrigo Coelho
27/04/2017

Em visita ao município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), o vice-presidente nacional do PDT e pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, reafirmou ontem (26) os compromissos do PDT com a classe trabalhadora brasileira. Acompanhado durante todo o dia pelo deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT-ES), Ciro visitou a unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e, à noite, ministrou a palestra “A Conjuntura Econômica e Social do Brasil”, com a presença de associados do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que promoveu o evento.

De acordo com Ciro, há saídas para a crise institucional que o país atravessa que não incluem o desmonte dos direitos dos menos favorecidos.

“Nós precisamos qualificar os discursos e as informações que são trabalhadas com o povo. Quando se fala em Reforma Previdenciária, virou uma moda falar em rombo da previdência, mas a imprensa não esclarece que o rombo se deve à Desvinculação de Receitas da União, que permite que o Governo Federal use 20% das receitas da Previdência em outras áreas”, argumentou Ciro, afastando a necessidade de uma reforma previdenciária nos moldes apresentados pelo projeto que tramita no legislativo nacional.

De passagem pelo Ifes, onde respondeu às perguntas de alunos e professores da instituição, Ciro falou também sobre a PEC 55, que congela os investimentos em saúde e educação por 20 anos.

“Você vê um diretor de um instituto como esse, que teve quase um terço de seus investimentos cortados e ficará com esse valor mutilado congelado por 20 anos, enquanto a inflação e todos os outros indicativos sobem. Em algum momento, algo muito sério vai acontecer, porque a conta não fecha e esse tipo de medida não faz sentido”, afirmou.

Diante de 1200 associados do Sicoob e de diversos prefeitos e vereadores de municípios do sul do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro, o presidenciável ressaltou a importância de repensar o modelo de desenvolvimento econômico do país.

“É muito importante estar aqui, nessa cidade de destaque do interior do país que é Cachoeiro de Itapemirim. Quando se pensa nas causas da crise econômica e política que o Brasil enfrenta hoje, é preciso entender que as raízes desse momento são fruto de um modelo de desenvolvimento insustentável baseado em commodities e juros elevados que precisa ser revisto”, apontou o pedetista.

Para o deputado estadual Rodrigo Coelho, a presença de Ciro Gomes na principal cidade do sul capixaba reforça a qualidade das propostas do PDT junto à população.

“Ciro é um orador diferenciado, com grande capacidade de síntese, de repassar o contexto histórico e fazer os apontamentos com soluções para o Brasil. É honroso que tenha atendido ao nosso convite de vir a Cachoeiro e a sua passagem, com a qualidade das respostas que deu, mostra a coerência do projeto que o PDT tem para o país”, afirmou o deputado.