Ciro participa de três debates no Rio de Janeiro


Vicente Gioelli
14/09/2017

Ciro Gomes esteve nesta quinta-feira (14) no estado do Rio de Janeiro onde cumpre uma extensa agenda de debates com professores, estudantes, empresários e economistas. Segundo ele, “recuperar a democracia, reempoderar o povo brasileiro e fazer o Brasil voltar a crescer com um projeto nacional de desenvolvimento”, são as tarefas urgentes que teremos pela frente. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participou de todas as atividades.

Pela manhã, Ciro esteve na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde foi recebido pelo presidente Carlos Ivan Simonsen Leal. Na sequência, participou de um debate com professores e estudantes da instituição. Entre os temas tratados, Ciro desconstuiu a narrativa sobre juros altos para conter a inflação no Brasil.

“O mundo inteiro vem praticando juros negativos. A quem interessa esses juros exorbitantes no Brasil?”, questionou. “Os juros não se aplicam para conter a inflação em um momento que o país tem 30% de sua capacidade instalada ociosa. Portanto isso é uma mentira que interessa apenas ao rentismo”.

À tarde, Ciro esteve em Nova Iguaçu para um encontro com dirigentes lojistas. A educação entrou na discussão.

“O Ceará conta hoje com 77 das 100 melhores escolas do Brasil no Ideb. Sobral, minha cidade, é a que tem o melhor Ideb do país. ë possível fazer uma educação de qualidade. Basta trabalho, organização e integração com toda a sociedade”.

No final do dia Ciro participou de um debate na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) com os professores Darc Costa e Carlos Lessa. A retomada da economia foi o tema principal. “O Brasil tem muitas saídas para este momento grave que estamos vivendo. Podemos reindustrializar o Brasil com uma política de engenharia reversa em produtos de patente vencida, por exemplo, com compra governamental garantida”, disse.

A agenda de Ciro continua nesta sexta-feira (15), com atividades do partido nos municípios de Mesquita e Caxias.

Confira esse primeiro dia: