Ciro Gomes recebe título de Cidadão do Amazonas nesta quinta-feira (28)

Ascom deputado Adjuto Afonso
28/11/2019

O vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, desembarca em Manaus (AM), nesta quinta-feira (28), onde receberá o Título de Cidadão do Amazonas concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Por indicação do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), a propositura recebeu o apoio de todos os parlamentares da Casa.

A agenda do ex-ministro e ex-governador na Cidade também inclui uma palestra na Universidade Federal do Amazonas (UFA) e um encontro com dirigentes lojistas e empresários.

A proposta se justifica pelo fato desse grande estadista registrar um histórico dedicado às políticas públicas em favor do Amazonas, com destaque à régia tarefa de proteger a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Propositura do deputado estadual Adjuto Afonso recebeu o apoio de todos os parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas

“Enquanto Ministro da Fazenda (1994–1996), implementou a política de estabilização do Plano Real, ressaltando a manutenção da integridade ao modelo ZFM, consignada na integridade do Polo Industrial de Manaus (PIM), com trabalho e emprego em atenção a nossa gente, garantindo desenvolvimento e empregabilidade ao Amazonas”, consta em trecho na justificativa do projeto do autor da propositura.

Ainda, como Ministro da Integração Nacional (2003-2006), se empenhou na revitalização da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com foco no desenvolvimento da Amazônia, para combater a pobreza, assegurando meios necessários para o desenvolvimento regional, com destaque para o Plano Amazônia Sustentável (PAS), em maio de 2008, o qual propôs um conjunto de diretrizes objetivando orientar o desenvolvimento sustentável da Amazônia com a valorização da diversidade sociocultural, ecológica e redução das desigualdades regionais.

Ciro Gomes também tem o DNA da família Ferreira Gomes com extensão no Amazonas, onde moram seus parentes por parte de pai. Além da cultura nordestina, detém uma rede afetiva de amigos e companheiros por toda a Amazônia, em particular no Amazonas.