Ciro Gomes é oficializado como candidato do PDT à Presidência República

Foto: Alexandre Amarante

Por Silmara Cossolino
20/07/2018

A diversidade cultural e a defesa intransigente do Brasil foram os motes da Convenção Nacional do PDT, que confirmou Ciro Gomes como  candidato da legenda à corrida presidencial de outubro. Em um palco armado na sede nacional do partido, em Brasília, atrações artísticas de todos as regiões do País se apresentaram durante toda a manhã desta sexta-feira (20). Mais de mil pessoas passaram pelo partido.

“Considero, por aclamação, a partir de hoje, a candidatura de Ciro Gomes oficializada”, declarou, ovacionado, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que elevou ainda mais o ânimo do auditório, ao proferir “Ciro, realize os nossos sonhos!”, antes de passar o microfone para o presidenciável.

Ao discursar para uma plateia eufórica, o Ciro reafirmou a necessidade de mudança, sobretudo por causa do número de desempregados no País, que dobrou, entre 2014 e 2018, atingindo a marca de mais 13 milhões de brasileiros. Ele lembrou  que a crise atingiu não apenas os trabalhadores, mas a indústria e o comércio.

“Mudar o Brasil é possível e é preciso. A nossa tarefa é levar essa mensagem para todo o canto, mostrando que podemos mudar o jogo”, destacou.

De acordo com o pedetista, por conta do impacto econômico, mais de 13 mil empresas fecharam as portas entre 2013 e 2016. Em relação ao comércio, citou que mais de 70 mil estabelecimentos foram fechados no País.

“O colapso da economia também atinge empresas que estão na ponta. A indústria tem papel fundamental no desenvolvimento do nosso País”, avaliou. “Nós já tivemos uma indústria maior e mais forte que países como a China, a Coréia do Sul, a Malásia, entre outros. E hoje estamos atrás de todos eles”, ponderou.

Ciro foi ovacionado em cada ponto que tocava em relação ao País. Entre os que convencionais que levantaram seus crachás para legitimar o candidato pedetista, uma ala chamava a atenção: a da Juventude Socialista Pedetista, que por diversas vezes, balançavam suas bandeiras e puxavam o coro: “Brasil, pra frente, Ciro Presidente!”

O discurso de Ciro também passou pelo combate ao crime com inteligência policial e ao combate à corrupção. Citou ainda ser preciso investir maciçamente na educação, com escolas em período integral e com oportunidades iguais para todos os cidadãos.

Tocou na questão da saúde e a necessidade de reduzir a espera para os atendimentos ambulatoriais, as consultas especializadas e a realização de exames, bem como promover a redução da fila para as cirurgias eletivas.

Por fim, disse que o País está passando por um ciclo histórico e que, para seguir adiante, é preciso um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

“Vamos usar nossa força e paixão para construir um Brasil justo e soberano”, enalteceu. “Convoco todos vocês, queridas irmãs e irmãos, a começar hoje mesmo uma caminhada que vai mudar o Brasil”, chamou.

A Convenção Nacional do PDT também foi marcada por apresentações artísticas que representaram a diversidade cultural do Brasil. Foi uma grande festa, na sede nacional do partido.

Leia o discurso na íntegra:

Discurso de Ciro Gomes – O Brasil precisa mudar!