Ciro e Lupi comandam homenagens a Leonel Brizola em São Borja (RS)

Ascom Jairo Jorge/ Osvaldo Maneschy
21/06/2018

Nesta quinta-feira (21), data em que se completam 14 anos do falecimento de Leonel Brizola, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, e o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, participaram de um ato no mausoléu da família Goulart, no cemitério Jardim da Paz, em São Borja (RS).

Também fizeram parte da comitiva o pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PDT, Jairo Jorge, dos deputados federais Pompeo de Mattos, Afonso Motta e a deputada estadual Juliana Brizola – neta de Leonel Brizola –, entre outras lideranças pedetistas.

Ciro, Lupi e Jairo Jorge, pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PDT, cumprem agenda de dois dias, iniciados na noite dessa quarta-feira (20). Além de São Borja, as visitas incluem os municípios de Alegrete e Pelotas, onde participam de diversas homenagens a Brizola, palestras e encontros com lideranças e comunidades da região.

No mausoléu, em uma rápida cerimônia, foram depositadas rosas vermelhas sob a lápide de Brizola, discursos de homenagens foram proferidos.

“Que Brizola seja nossa inspiração no caminho para a conquista dos governos do Brasil e do Rio Grande do Sul, seja nossa esperança”, disse Carlos Lupi.

Em sua fala, Ciro Gomes frisou que o ato “é uma justiça ao desbravador, valente, audacioso e único brasileiro que governou dois estados, deixando marcas absolutamente históricas”.

“Velho amigo, governador, eu especialmente nesta hora estou sentindo crescer muito pesadamente a responsabilidade de carregar a sua história sem ter, nem de longe, a sua valentia, porque o trabalhismo é a resposta para o Brasil”, disse o presidenciável.

O pré-candidato ao governo, Jairo Jorge, destacou que em 2004 perdemos um grande líder, o governador mais inovador do Rio Grande, “Brizola tornou o RS um estado  industrial, com energia e comunicações e o mais escolarizado do Brasil com a seis mil brizoletas”, disse Jorge, complementando que ao homenagear grandes líderes do passado – citando Júlio de Castilhos,  Getúlio, Jango e Brizola – estamos iluminando o futuro.

Juliana Brizola, falando em nome da família, agradeceu a presença de todos e destacou o caráter visionário do avô, que já previa os rumos que o País tomaria.

“Brizola, você tinha razão,  vivemos o momento que você tanto falava. Nós achávamos que conquistas estavam garantidas e, agora, estão aí, ameaçadas, massacrando sobretudo o povo mais humilde”, disse a deputada, que encerrou frisando o legado do líder trabalhista.

“Muito obrigada, Brizola, por dar a oportunidade que cada um de estejamos aqui segurando a tua bandeira porque o senhor nunca traiu o povo brasileiro”