PDT se reúne em Brasília neste quarta para decidir apoio no segundo turno


Silmara Cossolino
07/10/2018

A Executiva Nacional do PDT se reúne nesta quarta, 10 de outubro, em Brasília, para decidir o o apoio do partido para o segundo turno das eleições presidenciais, que acontecem em 28 próximo. Além dia Executiva, o Presidente Nacional da legenda, Carlos Lupi, também convocou as bancadas federais e os deputados eleitos no último domingo. O encontro será na sede nacional do partido e contará com a presença de Ciro Gomes, terceiro colocado na disputa presidencial.

O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, agradeceu o apoio do eleitor brasileiro recebido durante a disputa ao Palácio do Planalto. Ciro teve a maior participação no estado do Ceará, com mais de 41% de participação.

“Estou cheio de gratidão e estou muito agradecido com o estado do Ceará que me deu uma vitória. O sentimento é de que termino com extrema gratidão. Fizemos uma extraordinária campanha e agora vou me encontrar com 0 meu amigo, Carlos Lupi”, disse o pedetista.

“Minha história de vida é uma história contra o fascismo. Eu quero anunciar que o meu espírito é de lutar em defesa da democracia”, disse em entrevista após o término das apurações.

O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições 2018.

Dos brasileiros que votam no exterior, Ciro foi o vencedor do primeiro turno das eleições entre os eleitores que votaram na França, com 31,11% do total de votos. Na Suíça, Ciro ficou em segundo lugar, com 541 votos (16,5%).
Para ser eleito em primeiro turno,é preciso obter no mínimo 50% mais um voto. Os votos válidos são aqueles que excluem brancos e nulos.

Durante sua campanha, o pedetista apresentou propostas entre as quais tirar o nome dos brasileiros com nome no SPC, creche e escola em tempo integral e geração de dois milhões de empregos com registro em carteira.