CGD abre procedimentos contra 168 policiais acusados de motim no Ceará


Ascom Cid Gomes
26/02/2020

A Controladoria Geral de Disciplina informa que instaurou, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (21), Conselho Disciplinar contra 168 policiais militares, cujos nomes estão listados no documento, identificados como integrantes dos grupos que promovem motim na PMCE. Outros oito nomes já haviam sido publicados na edição de quinta-feira (20).

Os policiais respondem pela participação em “condutas transgressivas”, bem como a “incapacidade de participação dos quadros da Polícia Militar”, segundo consta no DOE. Todos estão afastados preventivamente por 120 dias para as investigações “em virtude da prática de ato incompreensível com a função pública, gerando clamor público, tornando os afastamentos necessários à garantia da ordem pública”, justifica o documento.

Os investigados deverão entregar identificações funcionais, distintivos, armas, algemas e outros elementos que os caracterizem nas suas unidades. O desconto em folha dos implicados já está em vigor, conforme o documento publicado e enviado para a Secretária do Planejamento e Gestão (Seplag). A CGD frisa que todas as medidas estão previstas nos Lei Complementar 98/2011.

A Polícia Militar do Ceará também abriu Inquéritos Policiais Militares (IPMs), remetidos à CGD. Outros procedimentos seguem em andamento tanto pela PMCE quanto pela própria CGD.