Centro de Memória Trabalhista lança cartilha em homenagem a Abdias Nascimento

Por Ester Marques
03/08/2019

O Centro de Memória Trabalhista, da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (CMT/FLB-AP), acaba de lançar mais uma edição da coletânea “Cartilha trabalhista”, desta vez, em homenagem a Abdias Nascimento, importante ativista dos direitos humanos da população negra do Brasil. A publicação é parte integrante do trabalho do resgate histórico que tem sido realizado pelo CMT, cerca de grandes personalidades políticas que ajudaram a construir o legado do Trabalhismo no Brasil. O lançamento aconteceu no dia 26 de julho, na Senzala do Barro Preto, no bairro da Liberdade, em Salvador (BA).

A obra traz uma retrospectiva dos principais acontecimentos da vida de Abdias que, além de lutar pela igualdade racial, foi poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário e o primeiro deputado federal que lutou pelas causas negras no Brasil. A obra também concentra relatos históricos de grandes personalidades pedetistas como Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e Manoel Dias, secretário-geral nacional do partido.

Ao ressaltar a importância da FLB-AP para o fortalecimento do Trabalhismo no Brasil, Eduardo Rodrigues, vice-presidente da FLB – AP, explicou que o Centro de Memória Trabalhista é um importante equipamento a serviço da FLB-AP e do PDT,  que está em constante processo de pesquisa sobre grandes vultos da história brasileira que tiveram relação com as causas progressistas e trabalhistas.

“Chegamos ao momento de divulgar, na Bahia, nossa cartilha sobre Abdias Nascimento, um exemplo de brasileiro que em muito contribuiu para avanços da sociedade em diversas frentes, sobremaneira no que tange aos direitos do povo negro”, afirmou.

Já Roberto Rodrigues, presidente do Movimento Negro PDT-BA, destacou que o momento e a escolha do local para o lançamento da cartilha não podiam ser mais apropriados.

“Em uma quadra em que direitos do povo brasileiro, em especial do povo negro, vêm sendo colocados em xeque pelo atual governo federal, nada melhor do que trazermos como resposta um estudo sobre a trajetória de luta de um dos mais importantes militantes negros da contemporaneidade. E fazer isso na sede do Ilê Aiyê reveste esse lançamento de uma simbologia de resistência”, diz Roberto, que também integra a diretoria do Ilê Aiyê, importante bloco afro da Bahia, símbolo de resistência e local de criação de diversos projetos em prol da comunidade negra.

No lançamento, estiveram presentes o coordenador de produção e pesquisa das cartilhas Henrique Matthiesen, o presidente nacional do Movimento Negro do PDT, Ivaldo Paixão e Ivete Sacramento, secretária da Secretaria Municipal da Reparação (Salvador) e ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde debateram os aspectos do livro e também da trajetória de Abdias Nascimento.