Carlos Lupi participa de encerramento de curso de qualificação na MAN Latin America

 

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve na manhã de hoje (11) na sede da MAN Latin America em Resende para participar de uma solenidade de entrega de diplomas para 36 jovens que, a partir de agora, terão oportunidade de emprego na MAN, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.

Desses 36 jovens, 14 fazem parte do projeto Formare, que capacita futuros profissionais para integrarem o quadro das empresas do Consórcio Modular que fazem parte do processo produtivo da MAN. Esses jovens receberam o diploma das mãos das autoridades locais e do ministro Lupi, depois de um ano de graduação, e já estão contratados. Já os outros 22 jovens, diplomados diretamente pelo ministro, receberam na manhã de hoje sua primeira carteira de trabalho. Eles são jovens com pouca experiência, mas foram selecionados pela empresa para integrar o projeto Novos Horizontes, que tem o objetivo de incluir pessoas com algum grau de deficiência física em seus quadros.

Participaram da solenidade, além do ministro Lupi; o prefeito de Resende, José Rechuan Junior (DEM); o Comandante da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), General Arruda; o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes; o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Volta Redonda, Resende, e região, Renato Soares; dentre outras autoridades locais e regionais.

De acordo com o presidente da MAN, Roberto Cortes, o maior objetivo desse projeto é proporcionar aos portadores de deficiências físicas as mesmas oportunidades de um trabalhador e de um estudante comum.

– Além dessa admissão o mais importante é que nós estamos também dando trabalho e aperfeiçoamento. Nós vamos arcar com todas as despesas desses 22 trabalhadores, e estudantes também, em seus cursos universitários. Nós queremos que eles tenham as mesas oportunidades dos outros trabalhadores. – disse Cortes.

O prefeito de Resende elogiou a iniciativa da MAN e disse que esse projeto serve de exemplo para o país.

– Esse tipo de investimento é o que realmente o Brasil realmente precisa. Para a nossa região isso é muito bom e para o país nem se fala. Espero que esse exemplo se multiplique entre as grandes empresas desse país.

Já o ministro do Trabalho e Emprego aproveitou o uso da palavra para falar de sua experiência de vida e de como ele conseguiu adquirir estudos, apesar de ter ficado órfão com apenas 13 anos e ter que trabalhar para ajudar a família.

– Eu fui arrimo de família com 13 anos, perdi meu pai muito novo, fui jornaleiro, empacotador, e virei ministro. Deus nos dá oportunidades. Às vezes a gente não enxerga, mas ele sempre coloca no nosso caminho chances, oportunidades, e a melhor maneira e mais eficiente de se combater criminalidade é dar oportunidade. – disse o ministro ressaltando a importância das leis que o ministério do Trabalho e do Emprego administra para incentivar a contratação de pessoas sem experiência profissional como, por exemplo, a do Jovem Aprendiz.

– A melhor maneira de se combater a criminalidade é abrir oportunidade. Cuidar de emprego e estudo para que todos tenham oportunidade de crescer na vida. Não existe maneira mais eficiente do que a educação que liberta, e a formação profissional é um dos ramos da área educacional. – concluiu Lupi.