Carlos Lupi conhece experiências do MST no Rio Grande do Sul

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), e o governador Tarso Genro (PT) foram recepcionados por integrantes do MST e do Movimento dos Pescadores Artesanais do RS para um almoço na Casa do Irga, na Expointer.

Os participantes saborearam carreteiro de arroz orgânico com feijão e farofa. Um dos dirigentes do MST, Adelar Pretto, falou ao ministro sobre o trabalho do Movimento no que diz respeito à produção de arroz orgânico.

O MST hoje é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil. Também ressaltou a importância de fomento ao setor para que pequenos produtores e assentados da reforma agrária tenham condições de continuar produzindo e permanecer no campo com emprego e renda.

Carlos Lupi propôs ao governador Tarso Genro que o Estado dê início ao 1° Plantec, um plano de industrialização do homem do campo. O argumento é que o RS tem a maior concentração.

O governador garantiu ao ministro que o projeto será trabalhado com a área técnica dos setores do Estado ligados à área. O projeto será desenvolvido em parceria com a Via Campesina.

O encontro foi solicitado pelo ministro e organizado pelos deputados estadual, Edegar Pretto (PT) e federal, Dionilso Marcon (PT-RS), para que Lupi tivesse conhecimento das experiências produtivas do MST no estado.

Para Edegar, o encontro do ministro com representantes de Movimentos Sociais reflete o bom momento político do país. “O ministro Lupi tem uma filosofia de trabalho de acordo com anseios da presidenta Dilma para que haja atenção e projetos aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.A proposta para um projeto de qualificação do homem do campo em parceria com governo e Movimentos mostra que as políticas públicas do nosso governo para um desenvolvimento sustentável estão avançando, avalia.