Carlos Eduardo acende a maior árvore de Natal do Brasil

Ascom Prefeitura de Natal

Carlos Eduardo acende Árvore de MirassolO Natal em Natal está oficialmente lançado na capital do Rio Grande do Norte. O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) acendeu na noite da última quinta-feira (10) a tradicional Árvore de Natal da praça de Mirassol, na zona Sul de Natal. Os 112 metros da belíssima estrutura iluminada por uma jogo de luzes estonteantes, confere a árvore natalina da capital Potiguar o título de maior do Brasil.

A contagem regressiva para o acendimento da Árvore feita pelo prefeito Carlos Eduardo, e que teve cobertura ao vivo da Inter TV Cabugi, afiliada Globo local, foi bastante aguardada por turistas e inúmeras famílias natalenses que aguardavam ansiosas, lotando o entorno da estrutura, além dos moradores de sua circunvizinhança.

“O Natal em Natal está oficialmente lançado. Com o acendimento da maior e mais bela árvore de Natal do Brasil, o visitante e o natalense se enche do espírito natalino e isso é muito bom para elevar a nossa autoestima”, destacou o prefeito, que também pontuou a importância da árvore para a economia local. “Este espaço reúne a família e promove o encontro de amigos. A árvore de Mirassol é um ambiente múltiplo onde a economia criativa e o turismo movimentam setores como a gastronomia, artesanato, cultura popular”.

A Árvore de Mirassol 2016 é fruto do projeto “Natal em Natal – Cidade da luz”, vencedor do edital público para Decoração Natalina de 2016, promovido pela Prefeitura do Natal. O projeto é do arquiteto e urbanista Rafael Oliveira Fernandes e sua equipe, Leonardo Dias, Lucas Menezes, Renata de Oliveira e Ana Beatriz Duarte. O projeto vencedor, que contempla as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e possui seis alamedas temáticas localizadas nas principais avenidas da capital, recebeu uma premiação de R$ 50 mil.

Árvore de Natal de Mirassol 2016A árvore conta com duas camadas de luzes, sendo a externa composta por uma espiral que se afila até a estrela localizada ao topo da árvore, e a segunda composta toda de LED com efeitos variados. Ela possui três configurações: a primeira consiste no efeito estrobo, quando toda a árvore brilha com efeito de estrela piscando; a segunda é o efeito da espiral, quando essa faz o movimento de baixo para cima até atingir a estrela, que ilumina a camada de fios interna, fazendo-a brilhar; a terceira é quando a camada interna acende amarelo e a espiral acende em branco dando um contraste entre elas.

Mas o natalense e o turista que estiver visitando Natal poderá encontrar outras duas belíssimas árvores de Natal que já estão sendo edificadas, ambas na zona Norte da capital. As estruturas, de 30 metros cada uma, estão sendo montadas uma no entorno do Ginásio Nélio Dias e a outra no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros.

“A decoração natalina deste ano em nossa cidade terá um custo total de R$ 3,9 milhões, mas é importante esclarecer que a verba para custeá-la será toda oriunda da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) uma contribuição voltada exclusivamente para serviços de iluminação pública, como é o caso da decoração natalina”, esclareceu Carlos Eduardo.