Campanha da Legalidade: o PDT no tapete vermelho de Gramado (RS)


Ascom Juliana Brizola/PDT Nacional
19/08/2019

“Filme feito com extrema sensibilidade, lindas fotografias e ambientes da época. Nunca esteve tão atual”, declara o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, sobre o longa-metragem “Legalidade”, que estreou nesse domingo (18), no Festival de  Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. A sessão especial, realizada no Palácio dos Festivais, também foi prestigiada por Ciro Gomes, pelo deputado federal Pompeo de Mattos, por Christopher Goulart, neto de João Goulart, e pelos netos do líder Leonel Brizola – personagem principal da trama –, o vereador Leonel Brizola Neto e a deputada estadual Juliana Brizola.

Dirigido pelo gaúcho Zeca Britto, o filme, que já recebeu vários prêmios, quatro no 42º Festival Guarnicê de Cinema, se passa em 1961, durante o Movimento da Legalidade, quando o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, organizou a resistência contra a tentativa dos militares de impedir a posse do vice-presidente João Goulart, na legítima Presidência do País, para dar início ao golpe, que foi consumado em 1964.

A estreia nas telas gaúchas, que registrou a presença de pessoas de todas as regiões do País, teve seus ingressos esgotados rapidamente e emocionou o público presente, dentre eles, as lideranças do PDT.

“Fiquei extremamente emocionada com o filme. Foi algo realmente muito importante para nós da família. Rememorar Brizola e mostrar para a população a coragem e a retidão de um homem como ele se faz de extrema importância nos dias atuais”, relata Juliana Brizola.

O filme é protagonizado pelo ator gaúcho Leonardo Machado, que faleceu em setembro do ano passado,  ganhou o prêmio póstumo de melhor ator, ao interpretar o papel de Leonel Brizola. Na ocasião, antes da exibição do filme, a equipe do longa o troféu à família do ator e o homenageou. O elenco conta com Cléo Pires, Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabue e Letícia Sabatella.

“Ótimos atores e um paralelo construído com um belíssimo enfoque. Nunca esteve tão atual. Viva Brizola, único civil a impedir um golpe. Sensacional!”, avaliou Carlos Lupi.