“Café com Lupi” fala sobre diversidade, com Amanda Anderson


Wellington Penalva
11/07/2020

O “Café com Lupi” deste sábado (11) foi com a presidente nacional do PDT Diversidade, Amanda Anderson. A conversa girou em torno da luta pedetista em defesa da comunidade LGBTQI – da militância aos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, passando por candidaturas de integrantes do movimento, presente em 23 estados brasileiros.

O PDT é o primeiro partido político do país a ter uma transexual em sua Executiva Nacional e o único com projetos de lei na Câmara voltados para a comunidade LGBTQI. “A diversidade faz parte da ótica ideológica do partido e das nossas bandeiras. Somos uma parte de tudo isso”, afirmou a presidente do movimento.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, acrescentou: “A nossa visão é inspirada no humanismo […] Somos, antes de tudo, seres humanos. Quem for contra essa forma de pensar, está no partido errado. O PDT tem de ser, permanentemente, defensor do ser humano”.

Amanda é a primeira mulher transexual a concluir um curso de Direito no estado de Mato Grosso e lembrou os preconceitos que sofreu. “Sempre que eu ia atrás de um emprego, quando chegava a minha vez de ser entrevistada e percebiam que era trans, diziam que a vaga já tava preenchida”, comentou.

A presidente do PDT Diversidade ressaltou, ainda, que o preconceito é infinitamente maior contra integrantes da comunidade que são negros e pobres. Segundo ela, o problema aumenta com a destituição de conselhos e secretárias voltadas ao tema pelo governo Bolsonaro. “Precisamos trabalhar para construir centros de referência LGBTQI, conselhos estaduais e municipais e secretarias em todos os estados”, afirmou.

Confira a íntegra do “Café com Lupi”.