Brizola vive no vigor da nossa esperança

Por Manoel Dias
21/06/2020

Em tempos de pandemia e de ameaça democrática, é possível perceber, no dia a dia da nossa luta incansável por um país mais justo e igual para todos, a força do sentimento da esperança trabalhista. É algo que está latente no coração de cada pedetista e se origina diante da representatividade e ensinamentos do eterno líder: Leonel Brizola.

É um legado que se renova a partir de cada ação do PDT na defesa do povo, dos mais vulneráveis, dos excluídos e da nação lapidada nos preceitos da Constituição. Os tempos são difíceis, mas como ele dizia: “Nossos caminhos são pacíficos, nossos métodos democráticos, mas, se nos tentam impedir, só Deus sabe nossa obstinação.”

Não existe a opção de desistir ou abandonar a causa, pois é uma missão que faz parte dos nossos princípios. É a razão das nossas vidas. Como separar coisas tão unidas e recíprocas? É assim o nosso vínculo com o povo brasileiro a partir de Brizola como elo formador, motivador e balizador.

Por isso, nesta data tão simbólica, 21 de junho, que marca os 16 anos da sua partida para o outro plano, reitero o simbolismo e importância da nossa esperança – como também exalta Ciro Gomes em seu livro recente – para vencer a luta contra o retrocesso instalado no Palácio do Planalto e enraizado em uma pequena fatia da população.

Nunca foi fácil para os trabalhistas e, claro, continua assim, pois é a luta contra o sistema que abomina a justiça social e favorece o rentismo do mercado financeiro. Diante da realidade, tenho certeza que Brizola está orgulhoso do seu partido e da sua militância.

Os sonhos não envelhecem, a gratidão não prescreve e o lado continuará sendo sempre o mesmo.

Brizola vive! PDT presente!

*Manoel Dias -e secretário-geral nacional do PDT, presidente da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e ex-ministro do Trabalho em Emprego.