Brizola é homenageado com busto em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro

G1 Região dos Lagos

Busto em homenagem a Leonel Brizola foi inaugurado em Arraial do Cabo Foto Ascom Arraial do Cabo  DivulgaçãoLeonel Brizola foi homenageado, nesta segunda-feira, com a inauguração de um busto, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. A cerimônia reuniu autoridades, lideranças partidárias como o presidente estadual do PDT, José Bonifácio Novellino, além de dois membros da Comissão Emancipacionista: Paulo Franco e José de Freitas.

 

O prefeito da cidade, Luciano Tequinho (PPS), ressalta que sempre deve-se reconhecer o bom trabalho feito pelas gestões passadas  “Nós temos que voltar nossos olhos para o passado e sempre reconhecer tudo que foi feito pelo nosso município. Estamos consolidando com esse busto a importância do então governador Leonel de Moura Brizola na nossa emancipação política e administrativa. Estendo também essa homenagem a toda a comissão de emancipação e familiares”.

Direcionado na vida pública por Getúlio Vargas, Leonel de Moura Brizola foi o único político eleito para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro). Presidente de honra da Internacional Socialista, foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, federal e governador do Rio Grande do Sul, além de ser duas vezes governador do Rio de Janeiro, pelo extinto estado da Guanabara.

Fundador do PDT, Brizola escolheu a educação como principal base de sua trajetória política e de suas gestões, tendo construído os famosos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), um dos principais projetos educacionais da sua administração.

Em Arraial do Cabo, uma avenida tem o nome do político, a Governador Leonel de Moura Brizola, que é uma das principais vias da cidade. Brizola morreu no dia 21 de junho de 2004, aos 82 anos.