Bombinhas (SC) se destaca e recebe Prêmio Município Sustentável


Ascom Prefeitura de Bombinhas (SC)
24/07/2017

Os municípios de Bombinhas e Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, receberam os Troféus Mérito Municipalista, na assembleia-geral de prefeitos, realizada na última sexta-feira (21). Ambas as cidades fazem parte da Região da Foz do Rio Itajaí, grande vencedora do 2º Prêmio Município Sustentável por se destacar no período de 2016.

A premiação, realizada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), tem como objetivo estimular o uso do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) como instrumento de apoio à gestão pública no processo de desenvolvimento dos municípios.

A região foi destaque tendo Bombinhas na quinta posição no estado com 0,754 de IDMS. Já Balneário Camboriú ganhou o prêmio como município com maior crescimento do IDMS (4,73%) de 2014 para 2016 na região da Amfri.

A presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, o vice-prefeito, Paulo Henrique Dalago Muller receberam os troféus, juntamente com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, do 1º vice-presidente da Fecam, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni e o diretor de articulação institucional da Fecam, Celso Vedana.

Ana Paula da Silva agradeceu a honraria e falou sobre como conseguiram o feito.

“É preciso ter um controle sistêmico, a prefeitura de Bombinhas tem uma pessoa responsável para alimentar e assim manter o sistema atualizado, é fundamental ter um profissional dentro da prefeitura para realizar essa função e assim gerar bons resultados”.

A presidente sugeriu, ainda, que a Amfri promova uma capacitação dos gestores indicados pelos prefeitos a fazerem essa função.

Celso ainda apresentou a função e os dados gerais do Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal (Sidems) da Fecam. O sistema tem como objetivo constituir uma rede colaborativa que contribua para a produção, crítica e análise de dados indicadores relativos ao desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses. A metodologia utilizada no Prêmio Município Sustentável foi baseada no Sidems.