Bloco “Órfãos do Brizola” leva crítica social para o carnaval do Rio de Janeiro


Por Elizângela Isaque
30/01/2018

“Fora Temer e leve a Cristiane Brasil com você!”. É com esse tema que o PDT do Rio de Janeiro promete politizar o carnaval carioca no melhor estilo Trabalhista. Revitalizado pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) e pela Juventude Socialista, neste ano, o bloco carnavalesco “Órfãos do Brizola” traz para a folia irreverência com crítica social, totalmente conectado ao atual momento político vivido no País.

O bloco nasceu em 2005, oito meses após a morte do líder Leonel Brizola, quando um grupo de pedetistas decidiu comemorar, juntos, o carnaval. O nome “Órfãos do Brizola”, inclusive, foi um apelido dado pela imprensa da época.

No início, o bloco não foi bem recebido dentro do partido, ainda em luto pela morte do líder. Ao longo dos anos, no entanto, a iniciativa passou por uma evolução, trazendo em sua essência uma oportunidade de disseminar a ideologia Trabalhista.

“Nós entendemos que ficamos órfãos, significativamente, mas, ao mesmo tempo, herdamos o legado das lutas de Brizola, e foi a partir daí que demos um sentido positivo ao nome do bloco”, explica o presidente da FLB-AP/RJ, Everton Gomes.

A definição, segundo ele, aconteceu após a decisão de relançar a Brizolândia, que será realizada no dia 12 de cada mês. Como a data da próxima ação seria na segunda-feira de carnaval, os dirigentes pedetistas reconheceram a oportunidade de, ao invés de um ato meramente político, levar crítica social ao carnaval, por meio do “Órfãos do Brizola”.

“A decisão foi alavancada pela parceria entre os movimentos pedetistas e o espírito mais engajado da JS. A ideia é curtir a folia e protestar, resgatando o verdadeiro espírito brizolista no Rio de Janeiro”, afirma Everton.

O bloco será lançado na sexta-feira (9), das 16h às 20h, em frente à sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro.