Audiência Pública debate, nesta terça-feira (17), negócio envolvendo empresa do Grupo Vale


Ascom deputado Mário Heringer
16/10/2017

A pedido do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública nesta terça-feira (17). O objetivo é discutir ato do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) que autoriza, sem restrições, a operação de aquisição das participações do Grupo Vale junto à Vale Fertilizantes S/A pela empresa Mosaic Fertilizantes do Brasil Ltda.

Em pronunciamento na comissão da Câmara dos Deputados, Mário Heringer destacou que a decisão do Cade surpreendeu, uma vez que a medida enfraquece o mercado nacional de fertilizantes. Destacando sua defesa a favor da agricultura brasileira, a iniciativa do parlamentar do PDT de Minas teve apoio de diversos parlamentares na comissão.

“O Cade fez essa autorização de uma maneira, a meu ver, muito irresponsável, porque coloca também até as estrangeiras no Brasil com dificuldade de fazer uma posição de força e oferecer fertilizantes para a nossa agricultura com menos preço. Isso concentra poder e eu gostaria de ouvir em uma audiência pública as pessoas envolvidas aqui e os conhecedores do assunto para que possamos tentar fazer a reversão dessa autorização, nefasta para o Brasil, nefasta para a agricultura brasileira”, explicou Mário Heringer.

Logo após pedir apoio dos colegas parlamentares, o pedetista recebeu manifestação favorável à realização da audiência pública do presidente da comissão, Sérgio Souza (PMDB-PR).

“Está pautado e vamos marcar essa audiência o mais rápido possível porque precisamos reduzir o custo de produção e não aumentar”, destacou o peemedebista. Também favoravelmente à realização da audiência requerida por Mário Heringer se manifestaram diversos outros deputados federais.

 

Audiência Pública

Tema: “Discutir ato do Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) que autoriza, sem restrições, a operação de aquisição das participações do Grupo Vale junto à Vale Fertilizantes S/A pela empresa Mosaic Fertilizantes do Brasil Ltda.”

Dia: 17/10/2017

Local: Anexo II, Plenário 06
Horário: 10h

Convidados confirmados:

-Patrícia Samensato Cabral, Coordenadora-Geral de Análise e Antitruste do Conselho de Administração de Defesa Econômica – Cade.
-Reginaldo Minaré, Consultor da área de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.