Audiência discutirá revitalização de organizações estaduais de pesquisa

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública na quinta-feira (31) sobre a revitalização das organizações estaduais de pesquisa (Oepas). O debate foi proposto pelo deputado Zé Silva (PDT-MG).

O parlamentar lembra que a inclusão dessas organizações no PAC-Embrapa em 2008 contribuiu para a recuperação da infraestrutura de pesquisa no setor público. Além do impacto direto do aumento de recursos, o programa reinseriu essas organizações na agenda de prioridades dos governos estaduais.

Apesar desses avanços nos últimos quatro anos, Zé da Silva teme retrocessos e considera indispensável apoio político e de pesquisadores para consolidar a participação das organizações estaduais no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.

Ele lembra que as 18 Oepas que integram o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) desempenham papel indispensável, por exemplo, no fortalecimento da agricultura familiar, estimulando a inovação tecnológica.

Convidados
Foram convidados para o debate:
– o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp;
– o ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto Vargas;
– o presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária, Evair Vieira de Melo;
– o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Júlio Zoé de Brito;
– o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Eduardo Seixas de Salles, secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia;
– Alexandre Barcellos, assessor da Presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A audiência está marcada para as 10 horas no Plenário 6.

Agência Câmara