Atena Beauvoir, do PDT Diversidade, denuncia ação da Secretaria de Educação em Porto Alegre (RS)

Por Ester Marques
10/09/2020

A militante do PDT Diversidade e pré-candidata a vereadora de Porto Alegre (RS)  pelo PDT, Atena Beauvoir, denunciou, na última sexta-feira (4), em suas redes sociais, a ação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul  que comandou uma invasão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado (EEEF) e sua desocupação sem abrir espaço para o diálogo com a direção da instituição e com a população.

Fundada por Leonel Brizola, há mais de 60 anos, a instituição possui grande valor histórico, sobretudo por fazer parte do Quinto Grupo Escolar criado pelo pedetista, quando este governou o Rio Grande do Sul, e garantiu, por meio de uma série de medidas, o acesso à educação pública de qualidade para a população de Porto Alegre e de todo o estado.

Desde o dia 10 de agosto, a Seduc já estava informando a direção da escola que a mudança seria necessária com a justificativa de criar um albergue para atendimento de pessoas em situação de rua durante a pandemia, mas não apresentou nenhum plano de estrutura no papel para que a mudança fosse realizada com responsabilidade.

Sobre a transferência dos alunos, o governo do Estado comunicou que os estudantes seriam deslocados para a escola técnica de Parobé – que já informou a indisponibilidade de acolher a demanda -, o que deixou os funcionários sem nenhuma garantia de manutenção de seus empregos, além do descaso com os pais dos 260 alunos matriculados e dos 30 alunos que cursam o Ensino de Jovens e adultos (EJA) na unidade.

Após o comunicado, e, também, por causa da pandemia, a direção da EEEF solicitou, então, que o governo previsse um prazo para que ocorresse a mudança de forma responsável, planejada e acordada com os pais dos alunos e demais funcionários, porém o pedido foi negado pelo estado.

Nesta quinta-feira (10), sem nenhuma resposta do governo, a militante Atena, junto com mais de 26 movimentos sociais, incluindo pais e a população em geral, estão acampados no colégio em esquema de revezamento, reivindicando que o governo devolva todos os documentos dos alunos e fixe a permanência da escola no local.

“Somaram- se com a gente 26 movimentos sociais e partidários, em defesa da educação, para que possamos estabelecer os vínculos e nos fixar aqui. Hoje, a gente não tem somente esses 26 movimentos, mas temos também total engajamento de toda comunidade, enquanto pais, mães e crianças”, explicou Atena.

Além do papel que a escola exerce na população de Porto Alegre, Atena ressalta que a instituição faz parte de um compromisso fixado por Leonel Brizola com a educação.

“Essa escola tem essa marca, não é uma brizoleta, pelo contrário, era um grupo escolar, criado por Brizola que mais tarde se fortaleceu e se transformou em uma escola de ensino fundamental”.

Sobre as próximas ações, Atena afirma que a população, juntamente com os vários movimentos, estão todos, de alguma forma, ajudando nesse processo, com a criação de camisetas e faixas, espalhadas por toda a cidade, em defesa da educação, além de pedirem o tombamento do local como patrimônio histórico gaúcho, em defesa da educação pública de qualidade em memória de Leonel de Moura Brizola.

“Hoje nós iremos enviar um manifesto de solicitação de uma resposta imediata até amanhã as 17h, porque o governador é um servidor público e ele nos deve. O que o secretário de educação fez foi extremamente criminoso e deveria ser exonerado do cargo”, afirmou a militante.