Assis do Couto comemora os 20 anos de parceria entre Cooperativa de Crédito Rural e Banco de Desenvolvimento

Ascom deputado Assis do Couto
09/02/2018

O deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) participou, na última quarta-feira (07), da comemoração dos 20 anos da assinatura do primeiro Termo de Parceria firmado entre o Sistema de Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul (BRDE ). O pedetista é um dos fundadores da Cresol e a presidia na época de estabelecimento da parceria, que garantiu aos cooperados o acesso à linha de Pronaf Investimento.

“Nós tínhamos um sonho longo de poder melhorar a propriedade e através da Cresol e do Banco BRDE nós conseguimos realizar”, comemorou o agricultor familiar Clarici Cavagnole, que financiou uma colheitadeira no valor de R$ 525 mil.

Assis do Couto, que em 2003 deixou a diretoria da Cresol para assumir seu primeiro mandato de deputado estadual, falou da importância da parceria entre as duas instituições. Hoje são em torno de 30 mil contratos.

“E eu creio que nós não temos inadimplências nesses anos todos porque são projetos bem organizados. E o mais importante é que nossos produtores se deem bem e melhorem a renda. Sem dúvida nos últimos anos a oferta de crédito subsidiado aumentou sim. Eu quero ver o país que se deu bem na agricultura sem subsidiá-la? E por isso que eu votei contra a Medida Provisória n.º 777, que agora já virou lei, que trocou a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) pela TLP (Taxa de Longo Prazo), que é um tiro mortal na agricultura familiar”, considerou Assis do Couto.

O parlamentar avaliou ainda que a oferta de crédito para os produtores rurais e todos aqueles que produzem riquezas para o Brasil e não especulam com o Sistema Financeiro é importante para o sucesso da atividade.

Orlando Pessuti lembrou a amizade de mais de 20 anos com Assis do Couto e falou da história do cooperativismo de crédito voltado para a agricultura familiar. “A gente viu a Cresol surgir, o Fundo de Aval Garantidor dos Empréstimos da Agricultura Familiar nós discutimos muitas vezes com o Assis do Couto para ajudar estruturar tudo isso. Então nós estamos todos juntos e misturados, temos a mesma origem da agricultura familiar. Fico feliz de nesse momento da minha vida poder continuar trabalhando com aqueles com quem sempre trabalhei”, relatou Pessuti.

O Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, exaltou a o trabalho em conjunto com as duas instituições e afirmou que o Sistema Cresol é hoje o que é graças a essa parceria de 20 anos com o BRDE.