Assis do Couto apoia primeira escola em tempo integral de Cruzeiro do Iguaçu (PR)

25/02/2018

A Escola Municipal Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado, primeira em tempo integral do município de Cruzeiro do Iguaçu (PR), atenderá 120 crianças em cinco turmas de 1º ao 5º ano. Inaugurada no início de fevereiro, a construção da obra contou com o apoio direto do deputado federal Assis do Couto (PDT-PR), que garantiu os recursos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o projeto.

Inicialmente, as crianças permanecerão na escola das 7h30 às 14h30 e farão quatro refeições diárias. Posteriormente, o horário será extendido. A grade curricular também é diferenciada. Além da língua inglesa, os alunos também terão aulas de italiano, meio ambiente e de empreendedorismo.

“É um ensino mais humanizado, uma escola de encantamento, não teremos oficinas, teremos ateliers. É um novo tempo na educação pública e o deputado Assis do Couto fez com que esse sonho se tornasse realidade”, afirmou explicou a Secretária de Educação Margarete Cappellesso Viganó.

Margarete Viaganó ressaltou ainda, que todos os alunos vão receber, no primeiro dia de aula, uniforme, material e apostilas. O objetivo, segundo ela, é expandir, gradativamente, o ensino integral no município.

A escola custou R$ 887 mil e a obra começou em 2014. O município investiu, como contrapartida, o montante de R$ 65 mil. A estrutura conta com seis salas e capacidade para 216 alunos, além de laboratório, biblioteca e refeitório.

O deputado Assis do Couto elogiou o trabalho realizado na construção da escola. “Ficou uma bonita escola. Achávamos que era difícil, até pouco tempo, investimentos desse porte em municípios menores. O Luiz e o Reni Kowalski (ex-vice-prefeito) foram várias vezes para Brasília até aprovar o projeto entre os anos de 2013/14. Uma escola não se constrói do dia para a noite e, agora, estamos inaugurando esse espaço”, disse.

O parlamentar acrescentou que o congelamento dos gastos do Governo Federal não permitirá, nos próximos 20 anos, um investimento semelhante ao realizado em Cruzeiro do Iguaçu. “Essas são as últimas obras para a educação e, se não mudar essa política do governo, dificilmente teremos outras. Isso é lamentável porque nenhum país se torna uma grande nação sem investir na educação”.

Para o prefeito Dilmar Túrmina muitas pessoas batalharam para tornar o sonho realidade. “Muita gente lutou e se esforçou para chegarmos a essa inauguração. O momento do País não é fácil, mas estamos trabalhando muito, como prometi na campanha, para buscar o melhor. Educação sempre será nossa bandeira”, disse.

O ex-prefeito Luiz Pontes (PMDB), falou sobre a satisfação de participar da inauguração. “Esse era um sonho nosso, que corremos atrás ainda no nosso mandato. Buscamos os recursos em Brasília (DF) com o deputado Assis e agora quem está feliz são os pais que vão conseguir trazer as crianças aqui para ficar recebendo educação durante todo o dia”, disse.

A solenidade de inauguração contou com a presença do deputado federal Assis do Couto (PDT), do prefeito Dilmar Túrmina (PDT) da vice-prefeita Lurdes Bertoldo (PMDB), entre outras lideranças do município. O prefeito Evandro Cecato (PV), de Boa Esperança do Iguaçu e Nivaldo Florentino, chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, também prestigiaram o evento.

Escavadeira hidráulica

O deputado Assis do Couto aproveitou a ocasião para entregar ao prefeito Dilmar o ofício em que destina uma escavadeira hidráulica, de R$ 392 mil, para o município. “Essa máquina é outro sonho nosso”, assegurou o prefeito Dilmar ao falar da importância da máquina para atender as demandas do município.