Assim nascia o PDT há 32 anos: “Vi um homem chorar…”

“Vi um homem chorar porque lhe negram o direito de usar três letras do alfabeto para fins políticos. Vi uma mulher beber champanha porque lhe deram esse direito negado ao outro”. Assim começa o poeta Carlos Drummond de Andrade em “Eu vi”, para reportar o sentimento que se apoderou do país, quando a ditadura surrupiou o direito ao uso da sigla PTB, o partido de Getúlio e Jango, por Leonel Brizola. O PTB foi então entregue a um grupo de adesistas ao regime, liderado na época por Ivete Vargas.

Informado do golpe, Brizola chorou, rasgou as três letras históricas, com raízes na Revolução de 1930, mas logo se recompôs e fundou o PDT, em 26 de maio de 1980, para retomar, com a força e tradição de nenhum outro partido, a bandeira do trabalhismo, do nacionalismo e das lutas sociais.

Havia pouco chegado de 15 anos do exílio, ele se tornaria duas vezes governador do Rio de Jaeiro e percorreria o país em pregação em favor da luta nacionalista e da educação integral de todas as crianças, simbolizados pelos 500 CIEPs que construiu no Rio de Janeiro, e mais de três mil escolas tradicionais, quando governou o Rio Grande do sul, antes do exílio.

Mas voltemos ao poeta:

“Vi um homem rasgar o papel em que estavam escritas as três letras, que ele tanto amava. Como já vi amantes rasgarem retratos de suas amadas, na impossibilidade de rasgarem as próprias amadas.

“Vi homicídios que não se praticaram mas que foram autênticos homicídios: o gesto no ar, sem conseqüência, testemunhava a intenção. Vi o poder dos dedos. Mesmo sem puxar o gatilho, mesmo sem gatilho a puxar, eles consumaram a morte em pensamento”.

Este é um pouco de nossa história, sofrida mas altaneira, que vai contada nos links abaixo, onde o internauta poderá conhecer nosso programa, o primeiro a tratar mais diretamente dos direitos de igualdade da mulher, a atenção especial às crianças e às minorias, como os nossos índios, e a luta pela soberania e a emancipação econômica do Brasil, segundo os princípios da Carta Testamento de Getúlio Vargas.

– Íntegra do poema de Carlos Drumond de Andrade

– A fundação e os propósitos do PDT